Livro da Semana: “Errores en Escalada” – Joaquín Colorado

Errar é humano e todos sabem disso. Alguns até mesmo usam esta realidade para maquiar suas próprias limitações. O fato é que algumas pessoas erram mais, outras nem tanto, mas em algum momento haverá um erro. Este tipo de realidade deve preferencialmente assombrar a mente de quem pratica esportes outdoor.

Especialmente em algum esporte de risco como a escalada a necessidade de estar sempre atento, buscando um aprendizado constante, é imprescindível. Todo praticante de escalada que acredita que sabe tudo, e que com ele nada irá acontecer, é forte candidato a acidentar-se.

Erros que tornam-se acidentes graves acontece a todos os praticantes, não importando o tempo de vida dedicado ao esporte. Aquele que distribui carteiradas de que possui “x” anos de prática e que não necessita aprender mais nada fica evidente a falta de autocrítica a respeito das técnicas de segurança.

Buscando esclarecer mais para os escaladores os tipo de pequenas decisões equivocadas que culminam em acidentes o espanhol Joaquín Colorado decidiu reunir 101 histórias de erros de escalada.

Cada história há o estudo do erro e em como ele poderia ter sido evitado. Com 30 anos de experiência como profissional da escalada e de professor sobre o assunto, Colorado procurou reunir o conhecimento técnico de técnicas de escalada para analisar e propor soluções em histórias, algumas reais outras fictícias.

Como possui um conteúdo interessante em uma linguagem não muito técnica, apesar de conter diversos ensinamentos, “Errores en Escalada” é um livro necessário a todo escalador.

Para aquele escalador que adora, antes de qualquer coisa, contar os tempos de dedicação ao esporte (esquecendo que este argumento é vazio se analisado sozinho) é uma obra obrigatória. “Errores en Escalada” ainda não possui tradução para o português, mas este fato em nada pode servir de desculpa para o praticante de escalado não lê-lo.

Ficha Técnica

  • Título: Errores en Escalada –  101 casos reales de accidentes e incidentes
  • Autor: Joaquín Colorado
  • Edição: 2ª
  • Ano: 2014
  • Número de páginas: 208
  • Editora: Editora Desnivel

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.