Incêndio em Fontainebleau levanta preocupação com fogos em locais de escalada

Um incêndio de grandes proporções, queimou aproximadamente 14.000 m² do setor Gorge aux Chats em Fontainebleau, na França nesta semana. As causas do incêndio ainda não estão claras e a brigada de bombeiros da região trabalhou durante a noite do último dia 25 de setembro para controlar as chamas. De acordo com informações das autoridades locais de Fontainebleau, suspeita-se que foi causado por uma fogueira

“É muito provável que escaladores estivessem envolvidos, já que a área afetada de Gorge aux Chats é visitada principalmente por praticantes de boulder”, comentou um oficial do Office national des forêts (Escritório Nacional de Florestas – ONF), autarquia francesa responsável pelas manutenções das florestas francesas.

Foto: Ville de Fontainebleau | https://www.ukclimbing.com

Algumas semanas atrás, um grande incêndio destruiu Rocher de la Salamandre e restos de uma fogueira foram encontrados no local. De acordo com informações oficiais, a fogueira estava próxima a rochas escaláveis ​​e também foi provavelmente iniciada por escaladores. Em comunicado oficial feito por um oficial da ONF, a entidade se preocupou em que, ao menos a princípio, disse não antagonizar a comunidade de escalada com acusações.

Depois de um verão particularmente seco na França este ano, uma proibição estrita do fogo foi imposta pela ONF. Entretanto, não é incomum ver escaladores fumando cigarros na floresta, onde uma faísca pode causar um incêndio florestal de proporções incalculáveis.

“A maioria dos incêndios na região começou como fogueiras ilegais. As pessoas acreditam que os apagaram, mas nunca estão cientes de que realmente iniciaram um incêndio florestal. A única solução é inundar o solo com quantidades incríveis de água e, mesmo assim, vigilância constante durante vários dias é necessária para realmente ter certeza de que o fogo está definitivamente fora”, explica Thomas Couetdic, membro da brigada de incêndio de Fontainebleau.

Estas florestas de Fontainebleau são frequentadas não somente por escaladores, mas também por praticantes de trekking, ornitólogos (ramo da biologia que se dedica ao estudo das aves) e turistas. Existem mais de 10.000 linhas de boulder catalogadas na região.

Perigo no Brasil?

O fogo somente queimou a parte interna da caçamba e a lona. Por sorte não chegou ao tanque

Chuvas irregulares e pouco expressivas é o período conhecido de Período de Seca no Brasil. Neste período há um perigo iminente de incêndios no território brasileiro, sobretudo nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste brasileiros. Estas regiões são as que possuem mais lugares de escalada.

Recentemente, em um relato publicado por um escalador chileno que teve toda a sua mochila queimada, foi levantada a preocupação com uma prática comum por escaladores de Minas Gerais. Os escaladores da região ateiam fogo a uma caixa de ovos (conhecida como pente) para afugentar os mosquitos, sempre presentes nos locais de escalada. Uma destas caixas de ovos não estava totalmente apagada e, por isso, incendiou a mochila do escalador visitante, que teve seus equipamentos, documentos e dinheiro queimados.

Apesar de ser recomendado não realizar fogueiras nestes locais, assim como não fumar, muitos escaladores ainda possuem a prática do fogo nas caixas de ovos. O motivo alegado por vários escaladores é que os repelentes de mosquitos vendidos no estado não possuem efeito. Até o momento não houve nenhum caso de incêndio em locais de escalada que tenha acontecido por causa da prática.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.