A barraca Mykra da marca Azteq tem como objetivo oferecer conforto, durabilidade, leveza e proteção contra intempéries ao campista.
O equipamento, segundo especificações de seu fabricante, possui peso baixo (1,8 kg) e dimensões (2,15m x 1,25m x 1,00m) que acomodam confortavelmente uma pessoa junto com uma mochila em seu interior ou até duas pessoas se as mochilas ficam no avanço.
A Mykra é uma barraca 3 estações, confeccionada em material retardante de chamas, varetas e specks de alumínio, footprint (lona extra para proteger o piso da barraca), costuras seladas, gancho interno para objetos e resistência de 6.000 mm de coluna d’água.
O Teste
A barraca Mykra foi testada em um trekking ao Pico dos Marins durante um final de semana. Foi carregada dentro da mochila cargueira e montada pela primeira vez no local.
Os testes foram realizados com duas pessoas dormindo na barraca e deixando as mochilas no avanço. Durante a noite fez temperatura de 10°C com ventos fracos.
A barraca foi dobrada após limpeza, com pano úmido, e guardada junto de outros equipamentos de camping e escalada. Sempre que foi transportada, foi em porta-malas de carros e ônibus interestaduais, não tendo nenhum tratamento diferenciado.
A barraca Mykra foi deixado ao sol durante parte da tarde e início da noite propositalmente para verificar a respirabilidade do revestimento. Durante o armazenamento não houve qualquer contato da barraca com nenhum elemento químico que pudesse danificar a barraca.
Prós
- Peso
- Impermeabilidade
- Espaço interno
- Respirabilidade
- Estacas de alumínio e baretas
- Leve condensação
Contras
- Dificuldade para colocar novamente na embalagem
Notas
- Qualidade de material : 5,0
- Acabamento : 4,0
- Design : 4,0
- Conforto térmico : 4,5
- Relação Peso x volume: 5,0
- Relação custo x benefício: 4,0
- Nota final: 4,41
Opinião
A barraca Mykra agradou durante os testes a qual foi submetida. Em nenhum momento o equipamento pareceu estar abaixo de qualquer concorrente no mercado. Pela qualidade dos materiais aplicados na barraca, muito provavelmente será um equipamento com longevidade alta.
Durante ventos, quando armada em campo aberto e no alto de um morro, a barraca aguentou bem mostrando boa estabilidade e pouco ruído. No dia seguinte os specs estavam intactos, e nenhum deles entortou.
Após montada, e devidamente tensionada, a barraca Mykra é muito estável com ventos fortes. Tendo as varetas de alumínio, além da durabilidade, permite acampar em locais onde há vento forte e constante.
A montagem é rápida e mesmo sendo montada pela primeira vez, por uma pessoa só, permite uma leitura rápida da posição das baretas. Durante uma situação extrema, como ser montada com vento forte e chuva, isso ajuda bastante.
A ventilação da barraca Mykra mostrou-se muito eficiente, mesmo estando sob sol, a barraca não ofereceu a sensação de sufocamento que é comum em barracas de três estações. O revestimento permite uma boa respiração e, a condensação de manhã ficou só na camada externa e secou muito rápido, o que facilitou desmontar a barraca cedo pela manhã.
Outro fator que agradou bastante foi a relação peso x volume x espaço interno, já que sendo uma barraca de 1.8 quilos que cabem duas pessoas e no avanço cabe perfeitamente as botas e duas mochilas cargueiras, tudo isso deixa o produto bem versátil e prático.
Um único ponto a mencionar da barraca Mykra foi a dificuldade na hora de guardar na sacola novamente, ela deve ser dobrada com muito cuidado para poder fechar a embalagem novamente.
Pela qualidade dos materiais (varetas, specks, revestimento, etc) a barraca Mykra é uma excelente opção para quem procura um equipamento de qualidade e que também tenha boa longevidade.
O modelo é, sem sombra de dúvida, indicado para todos os níveis de campistas.

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.
Qual o compelimento da bolsa de transporte e das varetas
.
achei que tivesse feito uma excelente compra, mas infelizmente nas especificações que diz: “que garante impermeabilização de até 6.000mm de coluna d’água” é tudo mentira, pois não segura nem o sereno da noite. Barraca Mykra Azteq 1/2 é uma verdadeira enganação.
Muito boa a avaliação! Em comparação com a Wind-Wing 2 qual das duas acreditam que seria mais indicada para locais com ventos intensos? Me refiro a locais como a patagônia, por exemplo…
Tenho a mesma dificuldade pra dobrar a Nepal pra colocar na sacola. Na verdade nunca mais consegui fazer a dobra correta dela como veio. Odeio esta barraca por causa disto e por causa do volume dela tambem. Estou procurando uma barraca com pouco volume pra cicloturismo, estou pensando na flash 2 da Trilhas e Rumos e na cota 1. Qual delas tem menos volume? Se puder me dar esta informaçao ficaria muito grato! A Nepal vou vender. Talves ate esta da Aztec pode ser uma boa opçao.
Obrigado pelo review! Muito bom e detalhado.
Seria possível escrever uma pequena e breve comparação deste modelo com a Minipak?
Gostei da avaliacao, tinha um pouco de receio em relacao ao tipo de armacao devido a ventos fortes.
Seria possivel voces fazerem uma avaliacao da barraca Cota1 da Trilhas e Rumos?
Obrigado e abrs
Olá Ricardo, obrigada pelo comentário, fico feliz que a avaliação foi útil para você, vamos procurar avaliar a Cota1 também e te avisamos. Abs!