Guia para tornar-se o pior parceiro de esportes de montanha do mundo

Muito já se discutiu entre a diferença abismal entre “amigo” e um verdadeiro “companheiro de aventuras”.

As duas coisas parecem muito próximas, mas ao mesmo tempo são muito distantes, às vezes tornando-se quase que opostas.

Se por algum acaso você acreditar que está cumprindo alguns dos itens abaixo, parabéns!! Você está muito perto de ganhar o prêmio de pior companheiro!! (isso se já não ganhou, e ainda não sabe…)

Os passos a seguir são infalíveis para você sabotar qualquer tipo de relacionamento que tenha com a pessoa que está escalando, pedalando, caminhando, ou praticando qualquer atividade de montanha.

Passo 1 – O dia anterior

1.1 – Desoriente sua carona

Ao ser perguntado de onde mora, ou onde possam pegar você, faça questão de explicar de maneira vaga e confusa. De preferência para pontos de referência absurdos como bancas de camelôs, portão de cor inexistente e assim por diante.

Não pergunte quem irá levar o que para a atividade (barraca, saco de dormir, corda, costuras, etc), e sempre que possível marque o horário usando a expressão “tipo umas X horas”, mesmo que tenha intenção de estar no lugar “X+1 horas”.

Foto: http://restaurantandlodging.com/

Foto: http://restaurantandlodging.com/

1.2 – Encha a cara no dia anterior

Beba a maior quantidade possível de cerveja, vinho e destilados na noite anterior.

O ideal é que seu suor no dia seguinte tenha cheiro de álcool, e de preferência esteja quase inflamável.

Se estiver com ânsia de vômito ao acordar é porque atingiu o seu melhor desempenho. Um toque de mestre é além de tudo isso escolher dormir muito próximo ao horário combinado de acordar.

Passo 2 – No dia da ação

2.1 – Perder a hora

Este talvez seja o passo mais importante, e nunca deva ser esquecido: durma sem se preocupar com o horário.

Se possível deixe que as pessoas que irão escalar ligarem para te acordar.

Caso entenda que seja um passo muito ousado, deixe para acordar 15 minutos antes do horário, e quando seus colegas chegarem peça para esperar um pouco para terminar o seu café da manhã, ou escovar os dentes.

companheiro-de-escalada-2

2.2 – Arrume seus equipamentos na manhã

Deixe para arrumar sua cadeirinha, jaqueta, comida e água no momento que levantar. Quem arruma os equipamentos no dia anterior não se livra do companheiro tão facilmente.

Encare a realidade de que já que está em casa, sabe exatamente onde tudo está e por isso demorará no máximo 15 minutos para arrumar tudo.

2.3 – Não leve comida

Assim que entrar no carro, já peça para parar em algum lugar para comprar algo para comer. Se puder ser em um lugar com “junk food” é o ideal.

Quando mais parar em uma viagem, melhor e mais rápido para atingir o objetivo, afinal o gostoso de uma viagem são as paradas e não chegar.

De preferência, assim que comprar, coma tudo no carro não deixando nada para o lugar de escalada.

Estando no lugar de escalada diga que está com fome e se alguém tem algo para te dar.

2.4 – Não tenha materiais cuidados

Se for escalar, tenha costuras gastas e de resistência duvidosa, assim como cadeirinhas, cordas e sapatilhas. Se for pedalar, tenha o pneu vazio, selim estragado, para trekking não leve meias limpas e assim por diante.

Se tiver uma headlamp que não tenha a bateria carregada, fogareiro sem gás, panelas furadas, barraca sem specs e outros procedimentos semelhantes, está no caminho certo.

Nunca se preocupe com seus equipamentos, e sempre espere que seus amigos emprestem os deles, afinal “amigo é para estas coisas”.

Foto: http://monkeyclimbs.blogspot.com.br/

Foto: http://monkeyclimbs.blogspot.com.br/

2.5 – SEMPRE esqueça alguma coisa

Se vai escalar não leve uma corda. Se vai pedalar esqueça de levar o selim, e assim por diante.

Mas o mais importante de tudo: SEMPRE esqueça a sua carteira e faça os amigos pagarem pelo acesso, cerveja e lanches (tome o cuidado de pedir as coisas mais caras do cardapio).

2.6 – Quebre as coisas dos amigos

Nada é mais divertido do que quebrar coisas dos amigos. Se puder ser algo novo é até melhor.

Portanto se puder jogar os mosquetões do alto da via somente para escutar o barulho, raspar a corda nova em arestas afiadas, fazer rapel em chapeleta, abrir furos em sapatilhas emprestadas, rasgar mochilas, molhar o assento do carro, derramar sujeira no porta-malas e etc, faça sem dó nem piedade.

2.7 – Procedimentos de segurança para que?

Faça questão de esquecer os mais básicos procedimentos de segurança da atividade que fizer.

Se possível fique distraído o tempo todo, seja com seu telefone celular ou com alguma outra pessoa, até mesmo com esquilos.

De preferência troque o nome dos equipamentos, e se comunique de maneira vaga e sem sentido, mas sempre fora do padrão utilizado no esporte.

2.8 – Suje tudo à sua volta

Se puder procure despejar solventes de tinta em rios de água potável, enterrar seu lixo (de preferência envolto em sacos plásticos), defecar próximo às vias de escalada, jogar comida próximo à barraca do amigo, são ótimas estratégias.

Aproveite seu saco de magnésio e despeje-o onde puder, de preferência em uma quantidade absurda que tinja de branco por décadas.

Passo 3 – O dia seguinte

3.1 – Sempre fique com coisas do amigo

Faça questão de pegar, e ficar, com coisas de seus companheiros de escalada. Se puder utilizá-las durante a semana, ou meses, como se fosse seu melhor ainda.

Considere a seguinte regra: se a pessoa não te ligar logo que chegar em casa sentindo falta de algo, o equipamento é seu, e por isso sinta-se no direito até mesmo de posteriormente vender para poder comprar algo novo para você.

Caso não queira vender, utilize esta “doação” para também esquece-la em alguma viagem, de preferência em outro país.

Foto: http://gritstoneadventures.co.uk/

Foto: http://gritstoneadventures.co.uk/

3.2 – Poste fotos ruins do amigo na internet

Sempre que tiver alguma foto engraçada, ou até mesmo desfocada, faça questão de postar nas redes sociais como Instagram ou Facebook. Nunca esqueça de taguear-los.

Mas faça questão de que somente você esteja bem na foto.

Se for alguma foto de um amigo(a) com alguém que não é seu namorado(a), é o perfeito momento para divulgar na internet.

3.3 – Cobre por fotos dos amigos

Nada mostra mais natural do que cobrar dos amigos por fotos que tirou deles escalando.

Mesmo que esteja de carona, e nem sequer tenha pago pedagio.

De preferência diga algum preço fora da realidade para que cause o impacto devido, e faça questão de dizer que é seu trabalho, mesmo que tenha se divertido às custas dos amigos no momento da foto.

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

There are 4 comments

  1. Vinicius

    Sei que essas matérias trabalham com ironia e brincadeira, tudo bem, descontração…
    Mas sei lá, por que não fazer o inverso?! Isso mesmo, como ser um ÓTIMO parceiro de esportes de montanha. Quem é o louco (a) que topa uma aventura só pra mostrar pro parceiro que é uma péssima companhia, esquecendo tudo, bebendo, enfim, só fazendo “caca”?!?!?!!! A pessoa teria que ser no mínimo perturbada, pois é muito mais fácil você recusar o convite do que aceitar SÓ PARA mostrar pra pessoa que vc não serve como parceiro, que vc não ta afim de participar da trip??????? Que p**** é essaaaa????????????????NÃO FAZZZZZ SENTIDO NA MINHA CABEÇA, me ajudem por favor.

    1. Geovani

      Caro Vinicius, acredito que você tenha entendido que este artigo é baseado em ironia.
      Caso tenha interesse em um artigo ensinando como ser um ótimo parceiro de Pedalada, Trekking ou escalada, acredito que encontre na internet vários, não critique algo que foi criativo, e chamou nossa atenção para a leitura, que era essa a intenção e teve sucesso.
      Bem que foi em 2015 seu comentário e com fé tenha mudado sua cabeça rsrs

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.