[EXCLUSIVO] Entrevista Raphaela Guaracho da The North Face

Seguindo a série de entrevistas com as pessoas por trás das grandes marcas comerciais ligadas à escalada.

Nesta série pude ter a oportunidade de entrevistar todas as pessoas ligadas à parte de negócioas da escalada.

Desta vez tive o prazer de conversar com a simpaticíssima Raphaela Guaracho da marca North Face Brasil.

Para quem escala, ou mesmo pratica qualquer atividade de montanha no mundo tem como referência a marca, que recentemente sem instalou no Brasil.

A marca também é referência quando se pensa em vídeos outdoor, festivais de escalada e identificação com o esporte. Um verdadeiro ícone outdoor.

A Raphaela, que é coordenadora de marketing, teve a simpatia de responder às perguntas que você pode acompanhar abaixo

 

1 – Olá Rafaela, como foi que começou o início da representatividade da North Face no Brasil?

Desde 2007 a The North Face já estava interessada em entrar no Brasil.

Foram dois anos de negociação e estudo do mercado brasileiro, pois a The North Face no mundo inteiro possui um branding muito forte em jaquetas e a maior parte em Ski, então veio o grande desafio… entrar em um país tropical.

 

2 – A North Face Brasil apóia ou apóia patrocina atletas? Quais foram os critérios para este incentivo?

Acabamos de iniciar um projeto de patrocínio com o Marcelo Sinoca para Trail Run, e com o Cesinha e Felipinho para a escalada.

Esses atletas representam a The North Face aqui no Brasil, são a cara da marca e possuem nosso DNA – Never Stop Exploring.

Temos parceria também com outros grandes atletas, Janine Cardoso, Rafa Campos e Raphael Bonatto.

 

3 – Algum atleta, de qualquer modalidade, interessado em ser apoiado, ou patrocinado pela North Face, como deveria proceder?

Todo atleta que tiver interesse em patrocinio pode enviar um email com o portfolio para [email protected] que com certeza vamos analisar todo o material.

 

4 – Como é hoje representar uma marca como a North Face em uma país com muitos impostos e atravessadores como o Brasil?

É um desafio.

Assim como outras marcas importadas a The North Face não fica livre dos impostos.

Porém trabalhamos com um mix de preço em nossas lojas e com um sortimento de produtos diferente de qualquer outro lugar do mundo.

Muitos produtos da loja você não encontra em outros países. Sobre os preços, como falei temos um mix diferenciado.

A The North Face aqui no Brasil possui peças acessíveis diferente do que muitas pessoas pensam.

O custo beneficio de uma jaqueta por exemplo é grande pois nossas jaquetas foram feitas para durar e resistir a diversas condições climáticas, é um produto que você tendo os cuidados adequados, vai durar por toda sua vida.

Vale a pena conhecer nossas lojas e o mix de produtos que temos. Temos vários segmentos de produtos e cada preço é pensado com base em sua categoria.

Posso garantir que muitas categorias de produtos que temos na loja possuem preços competitivos ou melhores que nossos concorrentes.

 

5 – Como foi o retorno para a marca desde que iniciou a venda no Brasil?

Foi incrível, tivemos um retorno muito grande.

A The North Face está crescendo muito no Brasil.

Acabamos de abrir mais uma loja, agora no Rio de Janeiro. Totalizando 4 lojas, 2 em São Paulo, 1 em Curitiba e 1 no Rio.

 

6 – Há pessoas que reclamam dos preços dos produtos importados no Brasil. Qual seria o seu argumento a uma contrapartida deste valor?

Como falei acima, nenhuma marca importada está livre de altos impostos.

Todos os produtos importados aqui no Brasil são mais caros, veja o preço do seu carro, Iphone, enfim… outros produtos que custam até mais que o dobro aqui, este é o preço que se paga para termos acesso a marcas importadas.

Temos produtos mais acessíveis, o preço é diferente conforme cada categoria de produto, e a forma de pagamento pode ser parcelada em até 6x dependendo do valor da compra.

A maior parte dos produtos encontrados no Brasil você não encontra em outros países, temos clientes que viajam o mundo todo e vão na loja para fazer a mala pois sabem que não encontram todos os produtos lá fora.

Os produtos The North Face foram testados por nosso time de atletas que passaram por diversas condições climáticas.

Todos os detalhes foram pensados para melhorar sua perfomance e para que o produto resista por muito tempo, como falei, é um produto para durar por toda a sua vida.

 

7 – Hoje no Brasil há vários eventos de escalada, a North Face já patrocinou até mesmo um evento em Curitiba. Há interesse em apoiar eventos? Como os interessados deveriam proceder?

Com certeza temos sim.

Este ano estamos apresentando duas etapas do XTERRA, trouxemos uma novidade: a prova XTERRA THE NORTH FACE ENDURANCE 50K, e para as distâncias de 9KM e 18KM XTERRA NIGHT RUN.

A etapa de Angra foi um sucesso e a de Ilhabela já bateu recorde de inscrição, tivemos que abrir mais vagas para 50K.

Estamos muito felizes com o resultado! Muita gente se desafiou nos 50K, uma prova com um percursso muito dificil.

Para projetos de apoio patrocínio em eventos pode enviar um email para [email protected] com o projeto.

 

8 – Grandes nomes de esportes Outdoor são patrocinados pela North Face. Estes granddes nomes poredão vir ao Brasil para palestras e eventos?

Com certeza, tudo é questão de tempo.

Trouxemos o Dean Karnazes em 2009.

Este ano para o XTERRA THE NORTH FACE ENDURANCE -Ilhabela a atleta Helen Cospolich compareceu ao evento e levou o 2º lugar, 100K é diversão para ela.

Ano que vem teremos mais atletas, mas será surpresa!

 

9 – Hoje como seria delimitado o perfil do público brasileiro que é o target da North Face?

O público da The North Face aqui no Brasil primeiramente são os atletas e os aspiracionais que são aquelas pessoas que trabalham durante a semana mas possuem uma vida ativa no esporte, se desafiam e buscam superação.

É um público que é interessado em informação no produto, ele quer saber sobre as tecnologias, cuidados com o produto, quer saber todos os detalhes possíveis.

 

10 – Há um grande número de produções de vídeos documentários que a marca North Face produz. Existem até mesmo Festivais de filmes, como o Reel Rock Tour. Alguns destes vídeos , ou festivais, têm possibilidade de vir a serem exibidos no Brasil?

Temos planos para 2012 e 2013.

Com certeza tem uma grande possibilidade sim desses festivais que a The North Face patrocina lá fora, virem ao Brasil.

 

11 – Se fosse para definir em poucas palavras, ou em uma frase, a North Face Brasil, qual seria?

Não tem como fugir, mas… NEVER STOP EXPLORING!!

Nosso objetivo aqui no Brasil assim como no mundo inteiro é trazer o DNA da marca e impulsionar as pessoas a explorarem o mundo outdoor e superaram seus limites.

Para isso, com nossos atletas mostramos que é possível a superação e oferecemos produtos de qualidade para uma alta perfomance.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.