Entrevista com Luan Krug

545648_10151301099766586_1534605631_n[1]Morar em lugares paradisíacos parece um sonho que todos perseguem cegamente.

Principalmente quem vive em grandes centros urbanos chega a ser uma obsessão.

Este, entretanto, não é o caso da escaladora Luan Krug, residente na Chapada Diamantina-BA.

Krug é escaladora e declaradamente apaixonada pela região que vive.

Conhecida por sua dedicação à escalada, não à toa é encontrada sempre nas vias da região.

Por tanta identificação com o esporte o Blog de Escalada procurou Luan para uma entrevista e foi prontamente atendido.

Leia abaixo a entrevista:

Luan, você mora na Chapada Diamantina. Como é morar em um dos lugares mais bonitos do Brasil?

Rsrsrsr , Maravilhoso! 935520_10151612017993588_104915844_n[1]

Morar na Chapada é realmente bom demais , mas mesmo com toda esta beleza, o maior motivo que me faz estar aqui até hoje é o grande potencial da escalada, poder participar da construção da historia da escalada na Chapada é uma oportunidade incrível.

Morando em uma cidade pequena, estando as principais vias esportivas da região a apenas 20 minutos da minha casa fica mais fácil conciliar minha vida de empresaria ( pousada e agencia de turismo ) com a vida de escaladora .

Poder sair a qualquer hora pra escalar e ainda tomar um banho de cachoeira com este calor que faz na Bahia também não tem preço rsrsrsrs

580354_526690374041036_1133733534_n[1]Outra coisa que não posso deixar de mencionar é a quantidade de contatos que tenho mundo a fora e por todo o Brasil graças a Chapada .

Morar aqui me permite conhecer diariamente pessoas do mundo todo, e já viajei pra muitos picos de escalada no Brasil e no mundo graças a isso.

Muito se fala do potencial para a escalada na Chapada Diamantina. Você acredita que o esporte pode se desenvolver sustentavelmente?

O potencial da região realmente é enorme , só para terem uma ideia, mesmo vivendo aqui desde criança, semana passada fui a Ibicoara , uma cidade da Chapada e conheci inúmeras paredes e falésias que eu nem sabia que existiam, ou seja está quase tudo ainda inexplorado.

Temos aqui muito potencial para todas as modalidades, boulder , vias esportivas e muitas tradicionais. 526398_10151433731883588_821858625_n[1]

Em 5 dias em Ibicoara participei da conquista de 3 vias tradicionais com mais ou menos 60 metros cada e de extrema qualidade.

A escalada tem se desenvolvido mais rapidamente em cidades como Lençóis e Igatu , por serem mais conhecidas e também por haverem mais escaladores de fora frequentando estes lugares.

Mas a escalada ainda pode se desenvolver em muitas outras cidades menos turísticas da Chapada como Andaraí, Guiné e Mucugê por exemplo.

Com certeza esse novo publico trará muitos benefícios a estas comunidades, com o aumento do numero de visitantes . 

Eu acredito que em pouco tempo já teremos umas 1000 vias em toda a Chapada entre esportivas e tradicionais .

Qual a visão que a população local tem dos escaladores que moram, e até mesmo dos que visitam a região?

Acho que esta visão ainda é bem variada de cidade para cidade , por exemplo por lençóis ser extremamente desenvolvida turisticamente e por isso já ser bastante frequentada .

Luan Visu 1O escalador ainda não é visto como um publico potencial , assim o trabalho de divulgação e abertura de vias ainda é feito exclusivamente com o trabalho dos escaladores.

Em Lençóis por exemplo pelo menos mais de 100 vias foram conquistadas por meu companheiro Henrique Gironha com a minha ajuda e de muitos escaladores locais e escaladores de outros locais que sempre vem aqui ajudar , seja abrindo vias ou doando chapeletas .

Eu e Henrique com certeza já deixamos alguns projetos de viagens presos na rocha em forma de chapeletas rsrsrsr.

Hoje temos em Lençóis mais ou menos umas 200 vias esportivas .

Já em lugares como Igatu e Andaraí, já se pode ver um apoio um pouco maior da comunidade e prefeitura, para o desenvolvimento da escalada pois eles puderam perceber na pratica o aumento no numero de visitantes nestas cidades por conta da escalada.

Você acredita que um evento da envergadura de um Petzl Roc Trip como o que teve na Argentina Ano passado possa ser realizado aí?

Acredito que sim , inclusive este ano estará acontecendo o Chapada Rock Trip de 11 a 22 de julho que será um evento de menor proporção que o da Petzl.

Mas que esta sendo uma iniciativa muito legal de escaladores locais que querem fazer a escalada na Chapada realmente acontecer!

DSC_9166

Potencial é o que não falta por aqui!

E fica a dica pra quem quiser apoiar o evento, qualquer apoio será super bem vindo!

Quem quiser ajudar pode me escrever que passo o contato para os organizadores.

E fica o recado para a Petzl também: entrem em contato e com certeza daremos todo o apoio para que um evento como este aconteça aqui .

Fica também o convite para todos os escaladores que queiram vir, teremos descontos e facilidades para quem quiser participar do evento .

Muitos escaladores procuram realizar viagens de baixo custo, incluindo aí a estadia. É possível fazer isso na Chapada Diamantina?

320872_10151408744076586_629374383_n[1]Com certeza , inclusive esta pergunta foi muito interessante pois já ouvi falar de algumas pessoas que não vieram para Lençóis por achar a cidade muito turística e por conta disso cara. 

Não é bem assim , há opções econômicas tanto em Lençóis como em outras cidades, quem precisar de qualquer dica pode entrar em contato comigo que será um prazer da uma força , tenho amigos escaladores que alugam quartos nas suas casas , camping, enfim coisas deste tipo .

E por favor venham pois aqui as vezes falta parceria pra escalar!

Existem muitos incidentes de mau comportamento em locais de escalada por aí como lixo e depredação?

Olha até hoje não temos muito o que reclamar em relação a isso não, mas tenho um pouco de medo de que quando a Chapada comece a ser mais frequentada estas coisas chatas comecem a acontecer . 

Assim peço por favor que tenham muito carinho com este lugar pois isto aqui é uma pérola do nosso Brasil e precisa ser cuidado!

Para o escalador, ou até mesmo o interessado em atividades de natureza que quiser planejar a sua viagem para a Chapada Diamantina qual seria o procedimento que você aconselharia?

Primeiro não posso deixar de passar o site da minha pousada , www.pousodatrilha.com.br que conta com 3 categorias de quartos e por conta disso consegue agradar diferentes públicos e “bolsos “.431911_10151431965606586_747499854_n[1]

O site da agência de turismo www.foradatrilha.com.br, que organiza todo tipo de roteiro turístico , trekking e escaladas guiadas na região.

Além de dizer que estou a disposição para ajudar e que adoro ir escalar com diferentes pessoas que passam por aqui .

Tanto a pousada como a agencia ficam em Lençóis .

Venham com tempo!

A Chapada é enorme , são muitas cidades , cachoeiras , as caminhadas longas com pernoite no parque nacional como a caminhada para a Cachoeira da Mixila e vale do pati são realmente únicas e muito interessantes.

Tem escalada pra todos os gostos , Lençóis possui ótimos setores de escalada esportiva e fica pertinho da região do Pai Inácio onde temos as vias tradicionais mais famosas .

Igatu é realmente o paraíso dos boulders apesar de ter também lindas vias esportivas.

Ibicoara esta sendo uma surpresa com um potencial para abertura de vias tradicionais incríveis com relativo fácil acesso, além de inúmeras falésias de qualidade .

Em Lençóis temos uma particularidade na escalada, o parque da Muritiba é o setor de escalada que mais permite conciliar uma viagem onde alguns escalam e outros não, o rio e a paisagem deste lugar permitem que os acompanhantes que não escalam possam se divertir muito.

Sem dizer que há muito o que fazer nos dias de descanso na Chapada, pra quem quer um pouco de tudo eu considero a Chapada o melhor lugar do Brasil pra conciliar férias e escalada .

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.