Escalador nepalês escala três montanhas de 8.000 em cinco dias

O ultra-maratonista e corredor de montanha Kilian Jornet assombrou o mundo com seu recente recorde de subida no Everest (8.848 m). O espanhol no espaço de seis dias, subiu duas vezes o pico mais alto do mundo sem utilização de suplemento de oxigênio. O feito mostrou a diferença abismal que existe entre “montanhistas turistas“, que comemoram cume após instalação de cabos e escaladas (especialmente na face norte do Everest) e atletas de alta performance.

Corroborando a distância entre um praticante eventual e um montanhista dedicado, o escalador nepalês Nirmal Purja, um sargento do exercito britânico, estabeleceu outro feito impressionante: escalar três montanhas de 8.000 no intervalo de apenas cinco dias (duas vezes o Everest e três outras montanhas).

Monte Dhaulagiri | Foto: http://snowleopardtrek.com

De acordo com o jornal The Himalayan Times, Nirmal Purja primeiro chegou ao cume do Everest dia 15 de maio. Após descansar no campo base da face sul, esperou somente o tempo melhorar para fazer outro ataque ao cume, fazendo cume novamente no dia 27. O segundo cume no Everest foi conquistado apenas oito horas depois do nepalês ter subido ao Lhotse (8.516 m).

Após a sua segunda ascensão do Everest e sua montanha vizinha, descansou até o dia 30 de maio e, junto de um pequeno grupo de apoio Sherpa fez o cume do Makalu (‎8.462 m). Desta maneira o nepalês Nirmal Purja tornou-se a primeira pessoa da história a escalar três montanhas de 8.000 metros em apenas cinco dias.

Foto: https://thehimalayantimes.com

O montanhista de 34 anos de idade é sargento do exército britânico e atingiu o cume do Everest pela primeira vez este ano, logo após a primeira equipe de sherpas fixar cordas. No ano de 2014 ele também escalou o Dhaulagiri (8.167 m).

Nirmal Purja faz parte de um grupo de montanhistas de elite chamado Gurkha Mountaineers, que faz parte do exército britânico, feito inteiramente de nepaleses. O grupo serve a cora inglesa já faz mais de 200 anos.

There is one comment

  1. Alexandre Guimarães

    No primeiro parágrafo da matéria, onde consta “…“montanhistas turistas“, que comemoram cume após instalação de cabos e escaladas (especialmente na face norte do Everest)…”, não seria “face sul” e não “face norte”?

    Essa Unidade dos Gurkhas foi utilizada estrategicamente pela Inglaterra na Guerra das Malvinas.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.