Cuidados e manutenção de sua sapatilha para escalada

Dentre todos os modelos e marcas de sapatilha para escalada existentes, afirmo: com pequenos cuidados, pode-se estender a vida útil desta importante ferramenta usada no dia de “climb”.

Tenha em mente que o que causa maiores danos nas sapatilhas é o suor dos pés.

Muitas marcas usam uma entressola (peça que da estrutura a sapatilha) de papelão e essa peça “esfarela” com o tempo devido ao suor(conforme citado) e também pelo uso constante do equipamento.

A entressola  é muito importante, pois é ela que fornece a estrutura e fôrma do calçado e mantém a sapatilha em sua forma original de fábrica.

O dano desta peça deixa a sapatilha com o solado mole, perdendo a precisão, além de causar desconforto ao escalador por perda da estrutura.

Ressalto que nem todas as marcas usam entre sola de papelão.

Algumas geralmente usam material sintético o qual é uma mistura de feltro com resina de laminação.

Por isso é um detalhe muito importante na escolha de sua sapatilha para escalada saber qual o material de sua entressola.

As fotos abaixo mostram como uma sapatilha fica quando se tem danos na entressola …

DSC_0474

Foto: Leandro Pardal

DSC_0478

Foto: Leandro Pardal

Nestas outras fotos a sapatilha já está com os devidos reparos feitos como a reposição da entressola  com material sintético (mistura de feltro com resina de laminação)

DSC_0485

Foto: Leandro Pardal

DSC_0487

Foto: Leandro Pardal

Cuidados preventivos da Sapatilha

  • Sempre que terminar seu dia de escalada deixe sua sapatilha, seja de  cadarço ou velcro, bem aberta para que o suor que exista dentro do calçado evapore o mais rápido possível.
  • Já, nas sapatilhas de elástico (estilo “sliper”, dem cadarço ou velcro), pode-se usar um papel (jornal ou papel toalha por exemplo) para absorção rápida do suor.
  • Nunca seque sua sapatilha ao sol.
  • Nunca use antisséptico em pó dentro de sua sapatilha, ele danifica a linha da costura e penetra nos furos, chegando até a sola e a entressola, descolando as partes.
  • Não é recomendavel lavar com frequência a sapatilha. Porém, há casos em que a lavagem é necessária.  Neste caso lave com água e sabão neutro e use uma escova de dentes para conseguir limpar os lugares mais difíceis.

Para saber os modelos de sapatilhas que possuem entressola de papelão  ou material sintético, entre em contato:

Aqui nesta ultima foto o trabalho finalizado…

DSC_0501

Foto: Leandro Pardal

Post_pardal_reolas

Leandro Pardal é ressolador de sapatilhas a mais de 7 anos, sendo reconhecido nacionalmente como um dos melhores do país em ressolas de sapatilhas. Seu trabalho diferenciado fez com que marcas internacionais realizassem parceria e treinamento devido à qualidade de suas ressolas.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.