Avaliação barraca Flash 2 – Trilhas e Rumos

A barraca para duas pessoas modelo Flash 2 da marca brasileira Trilhas & Rumos tem como objetivo oferecer leveza e praticidade.

Segundo o seu fabricante é um abrigo rápido e leve ideal para viagens onde peso e volume reduzidos sejam fundamentais como travessias em montanhas brasileiras em período de chuva.

A barraca tem um peso aproximado de 1,7 Kg e embalada mede uns 26 cm x 12 cm de diâmetro.

barraca-flash-2-1

O Teste

A barraca foi testada com chuva intensa e temperatura moderada (18 ºC) na região da Serra do Cipó. durante o inverno sob terreno ligeiramente plano, gramado e próximo à locais de acúmulo de água durante chuva.

O equipamento foi testado ainda durante acampamento de pernoite, no qual enfrentou chuva constante (próximo a 15 mm) por mais de 4 horas durante a tarde e parte da noite.

A barraca foi utilizada em uma noite de temperatura mais baixa (15ºC) porém sem chuva.

Dentro da barraca estavam, 2 isolantes e sacos de dormir para que houvesse uma simulação de situação real de uso.

A barraca foi carregada sempre amarrada ao lado externo da mochila, tendo sido testada ainda em caminhadas de 1 a 2 horas, que simulassem alguma travessia ou trekking que exigisse pernoite.

O produto foi lavado somente com panos úmidos, sem a utilização de qualquer produto químico e foi deixada para secar após a limpeza à sombra.

barraca-flash-2-5

Prós

  • Relação peso x volume
  • Impermeabilidade
  • Praticidade

Contras

  • Alta condensação
  • Tipo de armação

Notas

  • Qualidade de material : 3.0 
  • Acabamento : 4.0 
  • Design : 3.5
  • Ergonomia : 3.5 
  • Relação Peso x volume: 4.0 
  • Relação custo x benefício: 4.0 
  • Nota final: 3,67

Opinião

Durante algumas atividades de natureza como trekking, travessias (como a da Serra Fina ou Serra dos Órgãos) ou mesmo camping em lugares tropicais como praias alguns preferem carregar o mínimo de equipamento.

Por isso o mais indicado é a escolha de uma barraca muito leve e que ofereça conforto e proteções mínimos para o usuário.

Por estes requisitos a barraca Flash 2 da marca Trilhas e Rumos causou boa impressão durante todos os testes realizados.

barraca-flash-2-6

Uma vantagem do modelo é que pode ser montada tanto com as armações inclusas como também com bastões de caminhada (não inclusos na barraca), o que diminui ainda mais o peso carregado durante a trilha.

O que ganhou todos os elogios foi a questão da impermeabilidade, pois mesmo enfrentando chuva forte, e em terreno alagadiço manteve a parte interna seca, apresentando somente no dia seguinte gotículas internas por conta da condensação

Com espaço interno relativamente grande para uma barraca de duas pessoas, permitiu boa mobilidade, porém as estacas internas (que lembram muito as antigas barracas canadenses) isolam os ocupantes.

Este tipo de característica pode incomodar quem gosta de dormir abraçado durante campings, assim como pessoas que tem o hábito de mexer muito à noite.

Os ajustes para o tensionamento da capa da barraca agradaram bastante colaborando para a rapidez da montagem da barraca.

barraca-flash-2-4

Não sendo exatamente algo negativo e sim uma característica do equipamento, é a questão da condensação da barraca no dia seguinte, pois mesmo com tempo relativamente seco, e sem chuva à noite, houve uma condensação excessiva na parte interna. Isso acontece porque o modelo não possui sobreteto, esta condensação, as vezes, entra em contato com o usuário, vale lembrar que não é infiltração mas somente alguns pingos.

Mesmo tendo um formato diferente do já tradicional iglu, é relativamente fácil de montar e desmontar.

Entretanto um item que necessita ser revisto pelo fabricante é a fragilidade dos specs, pois alguns entortaram muito rapidamente quando enfrentaram um terreno mais duro.

barraca-flash-2-7

barraca-flash-2-3

barraca-flash-2-2

There are 7 comments

  1. Hugo Laguna

    Olá, sei que ja faz muito tempo desde a postagem, mas caso alguém procure informações sobre aqui está:
    Já usei a barraca algumas vezes sem problema (em 1 pessoa).
    Mas recentemente fiz um trekking em 2 pessoas mas utilizando somente essa barraca. De madrugada, acordamos com o coração disparado e extremamente cansados (mais do que quando deitamos), e então ao abrir a porta da barraca a sensação foi melhorando… ou seja, estava faltando ar dentro da barraca….

    portanto, para uma pessoa essa barraca é ótima, pricipalmente pelo peso, já que utilizo somente os bastões.
    Para 2 pessoas, já complica um pouco.

  2. Cassiano Hasmann

    Acho que faltou uma informação que seria de extrema utilidade, importancia. rs
    Você saberia dizer qual é o peso só da barraca, sem a estrutura original?
    Visto q pra diminuir o peso, levaria so ela e armaria com os proprios bastoes de caminhada.

    1. Milton Nishida

      O peso da barraca sem armações e estacas é de 830g. Eu já uso há 3 anos com 2 bastões de caminhada e estacas mais leves que as originais, e ela continua impermeável. Eu acho perfeita para um trekking porque não existe outra barraca mais leve que isso.

    1. Pedro

      Já achei o review de vocês sobre ele.
      Achei que a barraca tivesse um bom tamanho devido à impressão que fiquei do colchão (achando que ele era grande.
      Mas ao descobrir que o colchão tem 180x48cm voltei ao meu receio inicial:

      Tenho 1,83m de altura e minha barraca tem 2,40 de comprimento. Ainda assim acabo encostando o braço na “parede” úmida.

      Pelo jeito, a única forma que eu conseguirei descobrir se essa barraca serve pra mim, será entrando com os colchões e deitando em uma. Sabem de algum lugar/loja que e possa fazê-lo?

      Obrigado.

      1. Luciano Fernandes

        Oi Pedro, obrigado pelo seu contato.

        O “colchão” que você se refere é o isolante inflável né ? Ele é da quechua, e tem o tamanho que você falou. Porém como você mesmo disse ter 1,83 nesta barraca pode ser incômodo.

        Porém esta barraca é uma barraca de Emergência, e não uma barraca para ficar em pernoite ou algo assim. Ela é mais para uma travessia ou alguma coisa do gênero. Como existe um mastro no meio da barraca, você dormir na diagonal fica também fora de plano.

        As barracas exigem que a gente não fique dormindo como em casa, eu mesmo tenho 1,68 e tb acabo encostando nas coisas.

        Uma loja que você pode entrar em contato é a Mundo Terra que faz este tipo de trabalho de adaptação.

        Abs

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.