Conheça 5 trekkings na América do Sul pouco procurados por turistas (mas igualmente interessantes)

Imagine a seguinte imagem: você separa um final de semana na sua agenda para conhecer um local para praticar os seus trekkings. Espera ansiosamente para chegar ao lugar e no momento de chegar lá e aproveitar a natureza, os seus destinos estão LOTADOS. Mesmo com todos educados na trilha (o que é algo raro, diga-se), é até certo ponto frustrante. Faz parte do processo de buscar a paz, que raramente encontramos na cidade, ir a um lugar com poucas pessoas ao nosso redor.

Como então ir a uma trilha, de preferência com uma paisagem maravilhosa, e ter poucos turistas por perto? Seria possível na América do Sul ir a um lugar e ter ninguém ao seu redor? Sim, é possível! Por isso elaborei a lista abaixo para que saiba quais lugares, ainda não explorada e visitada pela comunidade de montanha, que vale a pena se programar para conhecer.

Sierra de Santiago – Chile

Exuberante. Esta é a palavra que melhor descreve a Sierra de Santiago. Considerado por especialistas como um um dos melhores circuitos de trekkings da América do Sul. Não muito longe da capital chilena, com poucas horas de caminhada é possível estar em frente a Santiago com uma vista privilegiada. A Sierra de Santiago, felizmente para quem procura ficar sozinho, é pouco frequentada pelos praticantes de trekkings e até mesmo pelos montanhistas chilenos.

A melhor época para aproveitar este destino é de junho a outubro, preferencialmente em um feriado, e é perfeita para quem procura saber como é a prática do montanhismo invernal. No trekking há passagens por cristas típicas de montanhas com vista privilegiada e constante do El Plomo (5.450 m) e Tupungato (6.570 m).

Sierra de Santiago

Foto: Freddy Duclerc

Sierra de Santiago

Foto: Freddy Duclerc

Sierra de Santiago

Foto: Freddy Duclerc

Trekking Ausangate (Peru)

O Ausangate (6.384 m) é uma montanha da cordilheira Vilcanota (subcordilheira dos Andes) na região de Cusco, no Peru. O trekking neste montanha é uma real sensação de voltar no tempo e viver na mesma atmosfera do império Inca no Peru. Durante o tempo do império dos Incas, a montanha Ausangate foi uma das principais divindades para esta cultura.

As pessoas que vivem na região consideram a montanha sagrada quem têm a oportunidade de realizar os trekkings visitará Vinicunca, conhecida popularmente como “a montanha Arco Iris”. O circuito é ideal para quem quer ficar longe de toda e qualquer “muvuca” de Cusco.

Travessia San Jose a Marmolejo (Chile)

Se você deseja ter uma primeira experiência em trekking de alta montanha, então a travessia do Vulcão San Jose (5.856 m) a Marmolejo (6.108 m) deveria entrar em seu radar. Popularmente conhecido como Chile Mountains Challenge é um verdadeiro desafio que consiste em fazer dois cumes em uma mesma expedição.

O trekking é tecnicamente perfeito para preparar montanhistas que pretendem escalar o Aconcágua (6.962 m) ou Ojos del Salado (6.893 m).

Foto: Freddy Duclerc

Foto: Leo Rodolfo Schmitz

Dientes de Navarino (Chile)

A cordilheira Dientes de Navarino fica no Cabo Horn, bem em frente à Antártida. Este é um dos trekkings mais bonitos do mundo, em um ambiente totalmente selvagem e quase intocado pelo homem. A diferença de fazer este trekking em relação a outro famoso como, por exemplo, Torres del Paine é a sua localização geográfica que é ainda mais remota que o parque chileno.

Dientes de Navarino está localizado na “Reserva de la Biosfera Cabo de Hornos” o que a preserva de um turismo massivo, onde chegam os verdadeiros amantes do trekking e que buscam uma aventura única e quase obrigatória a qualquer amante da natureza.

Dientes de Navarino

Foto: Freddy Duclerc

Dientes de navarino

Foto: Freddy Duclerc

Cerro Castillo

O recentemente nomeado Parque Nacional é um verdadeiro paraíso foi criado para proteger os valiosos recursos florestais da região. A medida ajudou a conservar a biodiversidade do extremo sul do Chile e foi selada em uma reunião com a viúva de Douglas Tompkins, que na ocasião doou grande porção de terras ao estado chileno.

O Cerro Castillo (2.675 m) pode ser subido durante o verão e apreciara variação da tonalidade de ores de sua mata, flores e frutas silvestres. No inverno também é um destino interessante com as características de andar e trechos nevados e uma excelente escola de montanhismo.

Foto: Freddy Duclerc

Foto: Freddy Duclerc

banner-freddy-duclerc

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.