Documentário sobre o empreendedor outdoor Douglas Tompkins está disponível para visualização na íntegra

No final de 2015 um dos maiores empreendedores do universo outdoor, o americano Douglas Tompkins, faleceu em decorrência de hipotermia após acidente ocorrido durante um passeio que realizava na Patagônia chilena, quando seu caiaque virou e ficou muito tempo nas águas frias do Lago Carrera, aos 72 anos de idade. Tompkins era considerado por muitos como um exemplo para grande parte dos empresários por ser, ao mesmo tempo, aventureiro, conservacionista e empreendedor. Douglas era conhecido por ser o fundador de uma das maiores empresas de indumentária de montanha e também por dedicar-se a praticar várias expedições aventureiras enquanto administrava suas empresas.

Douglas-Tompkins-A-Wild-Legacy-1

O documentário que repassa a vida, o trabalho e as paixões do americano, batizado de “Douglas Tompkins: A Wild Legacy” foi liberado na íntegra no último final de semana para que possa ser visualizado pelo grande público. O filme é uma homenagem dos diretores James Q. Martin e Chris Cresci, que conheceram o empresário que viajou na década de 1990 ao Chile para começar um projeto de proteção dos espaços naturais junto de sua esposa Kristine McDivvit.

Juntos passaram 25 anos de relação com os espaços selvagens procurando efetuar a proteção de grandes áreas naturais. Dentro do organograma de suas empresas mantidas pela Tompkins Conservation foram criados cinco parques nacionais no Chile e Argentina, além de possuir projeto em curso de criar outros cinco.

Douglas-Tompkins-A-Wild-Legacy-2

Dentro do organograma de suas empresas mantidas pela Tompkins Conservation foram criados cinco parques nacionais no Chile e Argentina, além de possuir projeto em curso de criar outros cinco. Nesta mesma década de 1990 Douglas Tompkins deixou os negócios de lado e se instalou no Chile, em uma zona compartilhada pela Argentina, para se dedicar à conservação da biodiversidade e da vida silvestre da Patagônia.

Tompkins doou para esses dois países cerca de 8.000 km² de terras para a criação de parques. A partir disso seguiu militando pelo conservadorismo por 25 anos criando fundações e parques naturais e, evidentemente, enfrentando forte resistência de políticos chilenos que representavam a indústria mineradora, que o acusavam de liderar uma espécie de “seita ecológica”. Dentre as acusações estava a de que o magnata tinha o hábito de comprar terras para posteriormente revender, além de apropriar-se de importantes reservas de água na Patagônia.

Douglas-Tompkins-A-Wild-Legacy-3

Após ser exibidos em festivais de relevância, o filme Douglas Tompkins: A Wild Legacy possui pouco mais de 22 minutos e está disponível para a visualização na íntegra e gratuitamente podendo, inclusive, ser legendado em inglês ou espanhol.

DougTompkins

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.