Guia essencial de como escolher uma mochila cargueira

Inegavelmente a mochila cargueira é um dos ícones, visualmente falando, de todo praticante de atividades outdoor. É o equivalente à jaqueta de couro para o roqueiro, o chapéu de cowboy para o sertanejo ou o boné para o rapper.

Na sua mochila cargueira irá conter a sua casa por onde quer que você vá . Seja você mochileiro, escalador, caroneiro, campista , montanhista ou qualquer outra atividade outdoor que necessite carregar um “mundo de coisas” nas costas, a sua mochila cargueira irá lhe acompanhar.

O importante é estabelecer os parâmetros que definem uma mochila cargueira.

trimm-backpack-gorgany-75-blue[1]

Mochila “cargueira” é toda e qualquer mochila com capacidade de carga entre 55 a 90 litros. Existem especialistas e teóricos que definem a mochila cargueira para até mesmo uma capacidade menor que a citada acima.

Porém apesar da discordância, o limite acima é a amplitude largamente utilizada pela indústria de mochilas. Abaixo desta capacidade são mochilas de ataque (de 15 a 40 litros).

Se você tem uma mochila, ou até mesmo provou uma e esta o machucou : jogue ela fora !!

Uma mochila NUNCA deve machucar as suas costas. Aquilo que é incômodo hoje, pode virar alguma lesão mais séria posteriormente.

Características

mochila-de-ataque

  • Costasampliada-novo-costado-futura-vario-45---10[1]

Toda mochila cargueira deve ter acolchoamento adequado na região que irá estar em contato com as costas.

Não necessariamente é o volume de acolchoamento, e sim a qualidade dele, ou seja não se impressione com costados exageradamente acolchoados.

A explicação da necessidade de acolchoamento é devido ao fato que a carga a ser carregada ser pesada, e por isso não deve machucar o usuário.

Toda mochila cargueira de qualidade deve ser preparada para a absorção do suor além de ser resistente à abrasão.

Uma mochila cargueira de qualidade possui um bom sistema de ventilação para as costas minimizar o suor.

Um produto de qualidade ainda oferece a opção de regulagem da altura .

Na região das costas há uma estrutura de armação para preservar a forma da mochila.

Esta armação é interna à mochila.

A quantidade de acolchoamentos nem sempre determinará o conforto e eficiência da mochila.

É imprescindível que o usuário deva experimentar o produto antes de comprar.

  • Alças

mochila[1]As alças da sua mochila também são acolchoadas, e contém uma característica singular às cargueiras : a quantidade de fitas de regulagem.

A quantidade de fitas de regulagem também é um indicador de qualidade de uma mochila cargueira.

Produtos de qualidade possuem variações de quantidade de fitas e fivelas de ajustes.

Barrigueira

Toda mochila cagueira DEVE ter uma barrigueira ajustável.

Ela serve para que o peso da mochila seja distribuído ao usuário.

A barrigueira deve ser ajustável, e ter um acolchoamento de qualidade para oferecer conforto ao usuário.

Mochilas de qualidade superior possuem ainda pequenos bolsos na barrigueira para oferecer opções de armazenamento de materiais pequenos.

Bolsos laterais

Uma mochila cargueira em geral possui bolsos laterais para que sejam armazenados itens básicos e que podem ser acessados com rapidez, como por exemplo comidas, remédios ou mapas.

Os bolsos laterais não devem ser grandes em demasia para que não permitir que o que seja armazenado nele tire o equilíbrio do usuário.

Zíperes

37f9c764[1]Uma boa dica a quem pensa em comprar qualquer mochila cargueira é que tenha zíperes (ou fecho eclair em Portugal) é verificar se são da marca “YKK”.

Esta dica serve para identificar se a mochila é de qualidade, ou se foi fabricada no método conhecido popularmente como “xing-ling”.

O melhor ziper do mercado em qualquer produto é desta marca. Um produto de qualidade superior permite acesso rápido ao conteúdo interno.

Acesso este por meio de zíperes em seu corpo externo, seja por outro tipo de acesso.

Como escolher uma mochila cargueira

  • 1 – Tenha em mente qual o tipo de uso dará à sua mochila

Para saber qual mochila adquirir, pense em qual o uso que fará para a sua mochila. Quanto mais extremo o uso que planeja dar à sua mochila, maior será a qualidade que terá de ter a mochila.

Existem mochilas fabricadas para caminhadas leves e para alta montanha, cabe investigar qual o a qualidade de cada item acima citado.

  • 2 – Priorize a qualidade de cada item

Por mais “salgado” seja o preço, uma mochila cargueira de qualidade vale a pena ser comprada.

Procure sempre fugir de modismos e inovações que procuram “reinventar a roda”.

Uma mochila que seja intitulada de qualidade, porém não possui alguns dos itens citado acima, não acredite na lábia do vendedor, ele estará enganando você.

mochu

Sobre o Autor

Luciano Fernandes

Luciano Fernandes

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é apaixonado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema”. Foi jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

There are 3 comments

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.