Designer italiano cria modelo de bicicleta dobrável que fica do tamanho de um guarda-chuva

O universo do design de equipamentos passa por fases (outros chamam de moda) de metodologia de funcionamento e inovação. Atualmente há uma vertente muito nítida a respeito de equipamentos que sejam dobráveis, ou comprimidos, para ocupar o menor espaço possível. Uma influência evidente do impacto que o filme Wall-E mostrou ao volume de “coisas” que necessitam ser compactadas para limpar a superfície terrestre.

O designer italiano Gianluca Sada propõe um modelo que perce ter saído dos sonhos de todos os hipsters do planeta, que ele mesmo batizou de Sadabike, que nada mais é que uma bicicleta dobrável que fica do tamanho de um guarda-chuva. Seu tamanho compacto permite, entre outras coisas, que a bicicleta seja guardada na mochila, cabideiro e até mesmo no encosto de sua cadeira.

bicicleta dobrável 1

O projeto da Sadabike tornou-se uma startup, baseada na cidade italiana de Turim (a quarta maior cidade do país) e mundialmente conhecida por ser a sede da fabricante de automóveis FIAT.

O projeto demorou aproximadamente 6 anos para ser elaborado e contou com a colaboração do escritório de design MGR. O resultado foi, além de sua compactação, um modelo sem raios e um sistema de ancoragem inovador. O acionamento das dobradiças é feito ao forçar o selim. Entretanto as rodas ficam separadas do corpo da bicicleta quando dobradas. O objetivo deste projeto é ter uma bicicleta com dimensões padrão (rodas de 26″).

A bicicleta, entretanto, ainda não está a venda (apenas há um protótipo) e o designer está em busca de investidores para viabilizar a sua produção.

Para mais detalhes: http://www.sadabike.it


bicicleta dobrável 2

sadabike-2

sadabike-1

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.