Designer italiano cria modelo de bicicleta dobrável que fica do tamanho de um guarda-chuva

O universo do design de equipamentos passa por fases (outros chamam de moda) de metodologia de funcionamento e inovação. Atualmente há uma vertente muito nítida a respeito de equipamentos que sejam dobráveis, ou comprimidos, para ocupar o menor espaço possível. Uma influência evidente do impacto que o filme Wall-E mostrou ao volume de “coisas” que necessitam ser compactadas para limpar a superfície terrestre.

O designer italiano Gianluca Sada propõe um modelo que perce ter saído dos sonhos de todos os hipsters do planeta, que ele mesmo batizou de Sadabike, que nada mais é que uma bicicleta dobrável que fica do tamanho de um guarda-chuva. Seu tamanho compacto permite, entre outras coisas, que a bicicleta seja guardada na mochila, cabideiro e até mesmo no encosto de sua cadeira.

bicicleta dobrável 1

O projeto da Sadabike tornou-se uma startup, baseada na cidade italiana de Turim (a quarta maior cidade do país) e mundialmente conhecida por ser a sede da fabricante de automóveis FIAT.

O projeto demorou aproximadamente 6 anos para ser elaborado e contou com a colaboração do escritório de design MGR. O resultado foi, além de sua compactação, um modelo sem raios e um sistema de ancoragem inovador. O acionamento das dobradiças é feito ao forçar o selim. Entretanto as rodas ficam separadas do corpo da bicicleta quando dobradas. O objetivo deste projeto é ter uma bicicleta com dimensões padrão (rodas de 26″).

A bicicleta, entretanto, ainda não está a venda (apenas há um protótipo) e o designer está em busca de investidores para viabilizar a sua produção.

Para mais detalhes: http://www.sadabike.it


bicicleta dobrável 2

sadabike-2

sadabike-1

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.