Avaliação isolante inflável Forclaz Air – Quechua

O isolante inflável Forclaz Air da marca francesa Quechua tem como objetivo principal oferecer conforto, praticidade e isolamento térmico ao campista durante atividades outdoor.

Segundo o seu fabricante o produto, o produto destaca-se pela leveza e seu volume reduzido quando dobrado e inflado, além de proporcionar conforto no momento de dormir durante a prática do camping.

Por possuir uma composição de 43% PES 57% TPU, seu comportamento em isolar troca de temperaturas entre o campista e o solo parece confiável.

  • PES é a abreviação de poliéster sulfonas, um polímero de alta performance conhecidos pela sua resistência e estabilidade a altas temperaturas.
  • TPU é sigla de poliuretano termoplástico, um polímero elastomérico linear que não requer vulcanização para seu processamento.

O Teste

Por se tratar de um isolante térmico para camping, todos os testes realizados foram neste tipo de atividade, as quais foi submetido a 3 testes distintos : pernoite somente com saco de dormir, pernoite  acima de um ouro isolante térmico e pernoite em terreno pedregoso e irregular.

Cada teste realizado foi em um tipo de terreno, e clima, bastante distinto para verificar a amplitude térmica do isolamento do Forclaz Air.

Forclaz-Air-7

O produto foi somente inflado utilizando o ar dos pulmões durante a armação da barraca, e em nenhum momento foi utilizado aparelhos artificiais.

Durante os testes os quais houve chuva, houve também acentuada queda de temperatura no ambiente, chegando a fazer 15ºC durante a noite.

O isolante foi carregando junto a equipamentos de camping em mochilas, além de ter sido dobrado somente dentro da barraca para a simulação de uma situação real.

O produto não foi deixado sob sol intenso, porém ficou dentro de uma barraca que após algum período do dia teve sol incidindo diretamente na lona.

O isolante inflável Forclaz Air foi limpo somente com pano úmido, e não houve contato em nenhum momento com produtos químicos de qualquer espécie.

Prós 

  • Qualidade dos materiais
  • Tamanho
  • Capacidade de compactação
  • Peso

Contras

  • Vulnerabilidade a objetos perfurantes
  • Conforto
  • Logística de dobramento

Notas

  • Qualidade de material : 5,0 
  • Acabamento : 4,0
  • Design : 3,0 
  • Ergonomia e conforto : 2,0 
  • Relação Peso x volume : 4,5 
  • Relação custo x benefício : 2,0 
  • Nota final : 3,41  

Opinião

Os praticantes de camping mais dedicados se preocupam muito com a relação da capacidade de isolamento de um isolante térmico e seu peso.

Por exigir do praticante caminhadas, às vezes de vários quilômetros, um isolante térmico deve ser prático , unindo tamanho e leveza em uma relação otimizada.

Fosse julgar somente pelo tamanho, o isolante térmico Forclaz Air da marca Quechua não existiria concorrência no mercado.

Forclaz-Air-5

Com uma leveza impressionante, e uma possibilidade de compactação acima da média o equipamento seria considerado o ideal fosse levada em conta somente este aspecto.

Porém durante o seu uso é que começaram a aparecer detalhes que fariam a diferença em um projeto de design mais trabalhado.

Para quem for mais pesado (leia-se acima de 60 kg) o equipamento é muito instável fazendo com que o usuário comece a “quicar” a cada volta que realiza durante o sono.

Fosse os tubos de ar na transversal, e não na longitudinal, este problema seria minimizado.

Mesmo quando utilizado acima de outro isolante, o problema de instabilidade continuou, apesar de minimizado.

Forclaz-Air-4

Um outro ponto que decepcionou no equipamento foi o trabalho despendido para que fosse guardado. Inicialmente a válvula de retensão de ar (a qual facilita o inflamento) torna-se incômoda para que o ar seja liberado no momento de guardar.

Assim houve muito tempo gasto para guardar o isolante Forclaz Air por conta deste aspecto.

A resistência a abrasão, e por não ter apresentado nenhum dano após intenso uso, no aspecto de resistência causou boa impressão.

Para ser inflado demandou aproximadamente 8 sopros com pulmão cheio, o que pode torna-lo não ideal para quem realiza atividades em altura elevada (acima de 3.000 m).

O isolante térmico Forclaz Air da quechua provou ser mais indicado ao campista iniciante e ocasional, não sendo recomendado a quem pretende realizar atividades em alta montanha, ou lugares muito frios.

Forclaz-Air-8

Forclaz-Air-6

Forclaz-Air-3

Forclaz-Air-2

Forclaz-Air-1

Sobre o Autor

Luciano Fernandes

Luciano Fernandes

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é apaixonado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema”. Foi jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

There are 2 comments

  1. Cleber

    Na opinião de vocês qual seria o isolante ideal para ser usando por uma pessoa de 80KG que busca conforto ao dormir pois só consegue dormir de lado e usando somente o isolante de EVA e o saco sente muitas dores no quadril, levando em consideração que sera usado o isolante de EVA e sobre ele fica a duvida… Quechua Forclaz Air ou Quechua A200? Ambos custam o mesmo preço e o peso tera uma diferença de 200 gramas, então a briga ficará no conforto e no espaço para carregar na mochila que o Forclaz Air já sai ganhando.

    Grato.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.