Fotógrafo realiza projeto autoral que mescla nu artístico e natureza

O fotógrafo brasileiro Alex Halo, que já possui 6 anos de fotografia e atualmente dedica-se a fazer ensaios sensuais, tem como área favorita na fotografia é autoral. A fotografia autoral é aquela que procura expressar pensamentos, emoções, denúncias e situações do cotidiano. Nestes projetos, o fotógrafo se preocupa em criar imagens inéditas, demonstrar suas emoções e dispensa olhares críticos e comerciais sobre suas imagens.

Desta maneira Halo procurou em um projeto pessoal, fazer ensaios sensuais na natureza para unir tudo o que eu gosta e admira: sensualidade do corpo, natureza e fotografia. Na opinião do fotógrafo, estes três fatores “encaixam perfeitamente”. Para realizar o projeto Alex Halo procurou não trabalhar com modelos fotográficas profissionais, para desta maneira trabalhar um pouco com a libertação das pessoas que são alvo de sua lente.

Foto: Alex Halo

Como já foi explicado aqui, as fotografias de nu artístico é um tema complexo. Isso porque o que é artístico para uns, pode parecer vulgar a outros. Questões como cultura, preceitos morais, idade e educação são alguns dos fatores que influenciam a percepção das pessoas sobre o tema.

Ainda pouco explorado por fotógrafos, o nu artístico na natureza é raridade entre fotógrafos, se comparado ao volume de outros ensaios fotográficos de nu artístico. Um exemplo de sucesso, o qual foi divulgado com exclusividade em 2016 pela Revista Blog de Escalada, é o trabalho da fotógrafa mineira Jô Magalhães. O mineiro Juliano Rodrigues também procura realizar ensaios seguindo esta vertente. Nos EUA o fotógrafo Tyler Shields, com seu projeto Sirens, também abordou o tema sob uma nova ótica e virou referência.

Um peculiaridade a respeito de seu projeto é a escolha de predominantemente são fotografias em preto e branco, nas quais o fotógrafo trabalha os contrastes da pele das modelos fotografadas com elementos da natureza.

Foto: Alex Halo

“No começo do ensaio todas estão inseguras consigo mesmas, mas no decorrer do tempo esse sentimento vai diminuindo, o que deixa tudo melhor e mais natural”, afirma o fotógrafo. Halo ainda complementa que “O que me faz continuar é ter o conhecimento de que a modelo se satisfez com o resultado, é saber o quão ela se sente sedutora e amada. Até hoje para minha felicidade, todas compartilharam deste sentimento”.

Mas nem sempre é reconhecido pela iniciativa deste projeto autoral. O fotógrafo afirma que sofre muito preconceito, incluindo de colegas fotógrafos, por por ser homem e fotografar mulheres nuas. “Já me disseram que sou apenas mais um tarado querendo ‘nudes'”, lamenta Alex.

Foto: Alex Halo

Atualmente Alex Halo mudou para Londres para trabalhar e estudar fotografia e não afirma que quer poder exibi-los em alguma exposição.

Quando perguntado sobre como lida com as críticas, o fotógrafo é bem claro: “Críticas e preconceitos você precisa saber extrair, saber o que realmente vai te acrescentar, o que não for bom vai para o lixo”.

Para conhecer mais sobre o trabalho do fotógrafo: https://www.instagram.com / https://www.flickr.com

Foto: Alex Halo

Foto: Alex Halo

Foto: Alex Halo

Foto: Alex Halo

Foto: Alex Halo

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.