O que é e como tratar a síndrome do túnel do carpo – As dores na região do punho

Você sente dores na região do punho ao escalar? Sente formigamento ou choque no antebraço? Esses sintomas aparecem ao levantar peso?

Você pode ter síndrome do túnel do carpo!

A síndrome do túnel do carpo é uma doença que ocorre quando o nervo mediano é comprimido. Este nervo passa, juntamente com os tendões dos músculos flexores de punho e dedos, pelo túnel do carpo (também conhecido como retináculo dos flexores), que é uma bainha fibrosa que reveste estas estruturas na altura do punho.

túnel-do-carpo-1

Os principais sintomas são formigamento no 2º, 3º e 4º dedos, podendo se estender para o resto do braço ou haver sensação de choque.

A causa mais comum dessa síndrome é manter o punho em flexão ou extensão excessivas ou por muito tempo, em posturas inadequadas ao escrever ou digitar, por exemplo.túnel-do-carpo-2

Esta posição causa uma inflamação dos tendões, comprimindo o nervo. Nestes casos estão inclusas as famosas LER (lesão por esforços repetitivos) ou DORT (distúrbios ósteo-musculares relacionados ao trabalho).

Um escalador que permanece por muito tempo com o punho em extensão ou flexão para segurar as agarras, ou uma pessoa que levanta peso na posição errada pode ter este mesmo problema.

túnel-do-carpo-3

O melhor tratamento neste caso é a prevenção. Posturas adequadas no trabalho e em casa e pausas durante a jornada de trabalho são essenciais!

Também é necessário o treino do gesto esportivo, seja na escalada ou na musculação, para que o posicionamento da articulação no momento de geração de força seja ideal, ou seja, deixando o punho o mais próximo possível do neutro.

túnel-do-carpo-4

Além disso, a fisioterapia preventiva deve trabalhar a estabilidade do punho e da mão, que na maioria das pessoas é deficitária.

Em casos onde a síndrome já está instalada, deve-se fazer fisioterapia, cujo tratamento consiste em analgesia (com o ultrassom, por exemplo); imobilização da articulação do punho, se necessário, durante período inflamatório agudo; alongamentos e mobilização para lubrificar os tendões e assim, diminuir o atrito, dor e processo inflamatório, além da reeducação das posturas de trabalho ou gesto esportivo e treino de estabilidade.

túnel-do-carpo-5

banner-zuz-grande

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.