8 Filmes imperdíveis para todo praticante de esportes outdoor

Indiscutivelmente os grandes divulgadores dos esportes outdoor são os filmes que retratam o universo das montanhas.

Não estou contando os filmes outdoor, e sim os artísticos e hollywoodianos, interpretado por atores profissionais e diretores experientes.

Filmes que servem de introdução ao universo outdoor ao leigo.

Que atire a primeira pedra quem nunca se inspirou em histórias sobre a relação do personagem com o universo outdoor.

Embrora nem sempre andando na linha da realidade e veracidade, alguns filmes retrataram o universo outdoor de maneira úniva e são considerados cult.

Veja abaixo quai são os filmes que todo praticante de atividades de natureza deve assistir

1 – Into The Wild

into_the_wild

into_the_wild_2

O filme de 2007 dirigido por Sean Penn é indiscutivelmente um dos maiores ícones outdoor do cinema e considerado por muitos como o que melhor incorporou o espírito do praticante de esportes de natureza.

Um filme cult por excelência.

Baseado no livro homônimo e Jon Krakauer conta a história de Chris McCandless, que após saber de um segredo de família, sai pelos EUA usando o nome de Alexander Supertramp à procura de aventura até o destino desejado : O Alasca.

O filme já foi analisado pela Revista Blog de Escalada e pode ser lido aqui 

2 – Diários de Motocicleta

The_Motorcycle_Diaries

The_Motorcycle_Diaries_2

O filme dirigido pelo brasileiro Walter Sales é um convite a todos a viajar para descobrir a América Latina e as pessoas que a povoam.

Um filme que inspira mochileiros e jovens a sair de casa e viajar para lugares fora do mainstream.

A produção de 2004 narra a história verídica de Ernesto Che Guevara quando saiu em uma road trip pela América Latina a qual mudou a maneira de ver o mundo e a sua percepção da realidade.

3 – Scream of Stone

scream_of_stone

scream_of_stone_2

O filme de 1991 é dirigido por Werner Herzog, e teve enredo proposto pelo lendário Reinhold Messner, levanta questionamentos interessantes sobre a maneira que o homem e a montanha se relacionam.

Até hoje um filme que retrata muito bem os conflitos e filosofias do montanhismo e escalada.

Tendo como cenário um dos lugares mais bonitos do mundo, a Patagônia, dois alpinistas de estilos antagônicos se digladiam em uma escalada que irá transformar a vida de ambos.

4 - Sete Anos no Tibet

seven_years_on_tibet

seven_years_on_tibet10

O filme de 1997 do diretor Jean-Jacques Annaud é um dos mais interessantes filmes sobre a relação entre política e montanhismo no início do século 20.

Baseado no livro de Heinrich Harrer que durante uma expedição ao Himalaia acabou por ficar em situação delicada após o inicio da 2º guerra mundial e após acontecimentos presenciou a ocupação do Tibet pela China.

5 – 127 Horas

127_hours

127_hours_2

O filme dirigido por Danny Boyle é um dos mais angustiantes e realistas filmes sobre o universo outdoor realizados até hoje.

A produção de 2010 narra a história verídica do escalador Aron Ralston que após um acidente em um cânion teve de tomar uma decisão drástica para que sua vida fosse salva.

6 - Les étoiles de midi

Les_etoiles_de_midi

Les_etoiles_de_midi_2

O filme de 1958 dirigido por Marcel Ichac, é considerado o primeiro filme de montanha da história e foi amplamente premiado, servindo até hoje de inspiração para a realização de produções.

A produção que está disponível para visualização gratuita na internet e possui nada menos que Lionel Terray, René Desmaison e Michel Vaucher, relatando várias aventuras, realmente vividas por eles durante a ascensão de uma montanha.

7 - A Vida Secreta de Walter Mitty

vida_secreta_walter_mitty

walter_mitty_2

O filme de 2013 é dirigido e protagonizado por Ben Stiller e conta uma curiosa fábula que mostra como um “coxinha” pode ter a vida transformada após a vivência de experiências de atividades de natureza.

A produção narra a história de Walter Mitty, um funcionário de uma revista e que possui uma vida vazia e sem significado após um acontecimento no trabalho aventura-se fora do lugar comum de  seus pensamentos.

Após acontecimentos é forçado a sair da sua zona de conforto e  viver o que somente havia feito em sonhos.

O crítica deste filme já foi realizada pela Revista Blog de Escalada e pode ser lida aqui

8 – Touching the Void

touching_the_void_integra

touching-the-void

O filme de 2003 é dirigido por Kevin Macdonald e é uma curiosa mistura entre documentário e dramatização sobre a luta por sobrevivência vivida pelo alpinista inglês Joe Simpson.

A produção consegue mesclar a narração de cada personagem com interpretações dramáticas do acidente que Joe Simpson sofreu ao escalar no Peru.

Um filme que mostra a importância de conhecimentos de montanhismo e preparo físico são imprescindíveis para qualquer escalador.

A crítica deste filme já foi realizada pela Revista Blog de Escalada e pode ser lida aqui

Autor: Luciano Fernandes

Luciano Fernandes

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é aficionado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola SÃo Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema” e jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

Comente agora

Comentários

1 comment on this postSubmit yours
  1. Cliffhanger solo para ver bailar en la pared a Wolfgang Güllich o The Eiger Sanction con Martin Boysen,Dougal Haston,Hamish Mc.Innes y Norman Dyrenfurth dirigiendo la expedición tamb ién son películas para añadir.

1 pingback on this post
Submit your comment

Please enter your name

Your name is required

Please enter a valid email address

An email address is required

Please enter your message

Categories

Revista Blog de Escalada © 2014 All Rights Reserved

Revista Blog de Escalada - A maior revista on-line de escalada e montanhismo da Lingua Portuguesa

Designed by WPSHOWER

Powered by WordPress