Qual é a diferença entre Omega 3 e Omega 6?

Quem já caminhou por algum corredor de supermercado, deve ter reparado que há uma infinidade de alimentos anunciando que são “enriquecidos com Omega 3”. Com tantos pontos positivos para ele, que pode ser encontrado em forma de suplemento alimentar mas também em alguns alimentos, é fundamental saber o que esperar dele quando consumi-lo.

Omega 3 e Omega 6 são dois tipos de gorduras poli-insaturadas conhecidas como “gorduras boas” e são essenciais para a saúde. O consumo balanceado de alimentos ricos em ômega 3 e ômega 6 combate a depressão, o colesterol alto, Alzheimer e ajuda a emagrecer.

O corpo humano não pode produzi-los por conta própria, por isso devem ser obtidos a partir dos alimentos que consumimos, como peixes, vegetais de folhas verdes, óleo de semente de linhaça, noz, chia e certos óleos vegetais.

De acordo com pesquisas, é prejudicial à saúde que a quantidade de Omega 6 consumida exceda cinco vezes mais do que ômega 3. Para se chegar a um equilíbrio, o consumo de Omega 6 de alimentos processados ​​deve ser reduzido e o consumo de Omega 3 de alimentos ou mesmo suplementos deve ser aumentado.

Omega 6

Omega 6 é essencialmente composto de ácidos araquidônico (AA), gama-linoléico (AGL) e di-homo-gama-linoléico (ADGL). Dos três ácidos graxos, apenas o ácido gama-linoléico é essencial e realmente importante para a saúde do ser humano.

O ácido linoleico está relacionado à redução do colesterol total e do colesterol ruim (LDL) e ao aumento do colesterol bom (HDL). Quando ingerido pode ser transformado em outros ácidos graxos do conjunto.

É encontrado em óleos como o de girassol e soja, assim como em produtos feitos com esses óleos, tais como os cremes vegetais.

O ácido araquidônico (AA) é visto como o vilão do ômega 6. Por ser pró-inflamatório, é um dos mais importantes desencadeadores de doenças como artrite, arteriosclerose, artrite, demência e dermatite.

Omega 3

O Omega 3 é composto de ácido docosahexaenóico (DHA), ácido alfa-linolênico (ALA) e ácido eicosapentaenóico (EPA). Estes desempenham um papel fundamental no bom funcionamento do coração, sistema endócrino e pulmões, além de fornecer energia.

Ao contrário do ômega 6, é um poderoso antiinflamatório que previne doenças cardiovasculares. Além disso, cuida das funções cerebrais, melhora a visão, o nível de triglicerídeos e a qualidade do esperma.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.