North American Cup: EUA e Canadá unificam campeonatos de escalada esportiva

As associações de escaladas dos EUA (USA Climbing) e Canada (Climbing Escalade Canada) anunciaram hoje a criação do North American Cup Series, circuito de campeonatos que contará com três disciplinas individuais de escalada (boulder, velocidade e vias guiadas). Cada disciplina será disputada 3 vezes ao longo da temporada.

A série será lançada em junho e terá início na cidade norte-americana de Salt Lake City, capital do estado de Utah, e consistirá em cinco etapas na América do Norte. Segundo o anúncio das duas entidades, a missão da North American Cup Series é fornecer uma série de competições de alto nível para atletas para continuar seu desenvolvimento fora das competições da Copa do Mundo.

A North American Cup Series foi idealizada a partir da bem-sucedida National Cup Series, evento norte-americano de boulder.

Pandemia

Devido à pandemia de coronavírus, o cronograma de registros e eventos pode ser ajustado conforme a situação. Tanto Canadá quanto EUA possuem atletas classificados para as Olimpíadas de Tóquio 2020. Além disso, os dois países estão adiantados na vacinação de sua população e já estão conseguindo controlar a pandemia.

Na América do Sul, países considerados potência no esporte como Equador, Chile, Argentina e Brasil ainda não discutiram qualquer iniciativa nesse sentido. Todos os países ainda patinam no combate à pandemia e possuem número de contágios e mortes muito elevado.

O Brasil, inclusive, possui expectativa de chegar ao fim de 2021 sem controlar a pandemia e, até o momento, apenas 7% está vacinada. Como consequência, campeonatos brasileiro, chileno e argentinos podem ser cancelados ou realizados em etapa única, sem presença de público e com número de atletas restritos (como aconteceu no Brasil em 2020).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.