CLIMB TALKS – Gonzalo Riobó e os métodos de treinamento modernos

Na média, os (as) escalador (as) acreditam estar realizando um treinamento adequado. Porém a maioria esmagadora de escaladores apenas vão na academia fazer exercício, mas não treinar efetivamente para evoluir adequadamente.

Muitos conceitos de treinamento antigos, como priorizar a força ou o peso, ainda permanecem como verdadeiros mitos dentro do universo da escalada. A utilização da ciência, assim como a planificação adequada de treinamento, ainda é visto como “frescura” por muitos.

Perguntas sobre treinamento

Treinamento

Transmitindo ao vivo Youtube e Facebook Gonzalo Giobó, um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento da escalada esportiva em território Chileno, falou sobre sua experiência de 15 anos em proprietário de academias e em treinamento personalizado de escaladores.

Gonzo, como gosta de ser chamado, é árduo defensor da metodologia científica e por ser médico é crítico ferrenho de toda metodologia empírica de treinamento, assim como os remédios placebos, largamente usados pela comunidade de escalada da América Latina.

Autor de vários artigos de treinamento, Riobó também é dos maiores incentivadores da escalada esportiva em seu país, sendo considerado o principal desenvolvedor de uma das maiores áreas de escalada da América do Sul, o Valle de los Condores.

A entrevista está em espanhol, mas legendas podem ser ativadas no próprio vídeo no topo do artigo.

Quer saber mais?

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.