Monte Everest: O melancólico aniversário da maior lotação no cume da história

Parece que faz poucos meses, mas em 23 de maio de 2019, o recorde de mais pessoas no cume do Monte Everest (8.848 m) em um único dia. Um total de 354 pessoas chegaram ao topo do mundo naquele dia e uma foto que mostrou a lotação rodou o mundo.

No Monte Everest as rotas normais estavam agitadas, tanto na encosta sul do Nepal como na encosta norte tibetana. Na época houve relatos de mais de 200 pessoas no topo em 22 de maio de 2019 e as duas primeiras mortes foram relatadas e que alcançaria os onze mortos sem acidentes. A superlotação foi o grande problema do Everest.

Agora, pouco mais de um ano depois, o panorama no Monte Everest é diametralmente oposto. Devido à pandemia de COVID-19, as expedições foram totalmente canceladas no Nepal nesta primavera. Além disso, a China vetou a presença no campo base norte de qualquer cidadão estrangeiro.

Não bastasse isso, o tempo na região anda impiedoso. De acordo com a imprensa local, a equipe responsável por equipar a rota com cordas fixas ainda não conseguiu voltar a essa altura.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.