Por ser o mais organizado, com grande apelo de marketing, o Master de Boulder do Chile é considerado por muitos como a mais importante competição de escalada da América do Sul.
Como a competição é realizada periodicamente há mais de 10 anos, contando convidados especiais, bom público e organização semelhante a eventos do IFSC, todo os anos mais e mais escaladores de competição acreditam cada vez mais nesta importância.
Para a edição de 2020 o mesmo formato de 2019 foi adotado: cinco competições chamadas de “Pre Master”, que são realizadas em todo o Chile. A competição “Pré Master” é para fazer uma seleção entre os escaladores chilenos que queiram competir no torneio.
Atletas estrangeiros
Para competidores internacionais, não será necessário participar deste filtro de “pré Master”. Aos atletas estrangeiros, que podem livremente se inscrever e não possui critérios de inscrição muito rígidos, é necessário passar por uma “classificatória para estrangeiros”, bastando apenas pagar a taxa de CHI$ 15.000 (Equivalente a R$ 76,38).
No total, existem 150 vagas para o Pre-Boulder, distribuídas igualmente entre homens e mulheres. Porém a organização se reserva o direito de convidar atletas que não necessariamente terão de passar pela etapa classificatória.
A empresa organizadora, entretanto, não fez nenhum enunciado a respeito do muro com as regras oficiais do IFSC, que leva em consideração a altura do pé do escalador com o solo.
As datas da competição são 20 e 21 de março.
Desejando ser reconhecida pelo IFSC, a organização irá utilizar procurar route setters credenciado pela entidade. A organizadora também irá diminuir a quantidade de route setters “convidados”, para eliminar o aspecto de apadrinhamento de profissionais, que vinha sendo implementado nas últimas edições.