O italiano Walter Bonatti foi um montanhista, guia de alta montanha, jornalista e fotógrafo e é considerado como um dos maiores nomes do século XX. Autor de vários livros sobre montanhismo, tem em seu “The Mountains of My Life” um coletânea de seus textos e conta a história considerada real ocorrida em 1954 sobre os acontecimentos no K2 (8.611 m), quando foi acusado de ter utilizado garrafas de oxigênio.
Walter Bonatti brigou muito para que a verdade fosse estabelecida, mas somente 50 anos mais tarde é que provas irrefutáveis da sua versão foram encontradas.
Também conhecido por estar sempre se desentendendo com a comunidade escaladora por suas declarações polêmicas e sem eufemismos, Bonatti tinha forte personalidade e que transparece em seus textos contidos no livro.
Walter Bonatti participou da primeira ascensão ao K2 em 1954 e ações altruístas do montanhista ajudaram a evitar um desastre. na época.
Parte da história com toques de detetive, e algumas partes parte horripilantes, “The Mountains of My Life” é uma obra inspiradora e polêmica como o seu autor.
Lindamente ilustrado com fotos do próprio Walter Bonatti, o livro é um documento vivo de um montanhista de personalidade, e que tinha maior apreço à verdade dos fatos do que por amizades superficiais e códigos de honra entre escaladores. O alpinista italiano é autor também de diversas outras obras como “Processo al K2″, “En terre lointaine” e sua obra mais reflexiva “A mes montagnes”, pouco antes de aposentar-se das práticas de alpinismo.
Não por acaso Walter Bonatti é considerado um dos maiores montanhistas da história e quando morreu em 2011 aos 80 anos de idade teve sua morte noticiada, e lamentada, por grandes veículos de comunicação de todo o mundo incluindo o prestigiado jornal americano The New York Times. No artigo, que é dos melhores artigos escritos sobre o escalador cita uma de suas mais célebres frases: “Minhas maiores decepções não vieram das montanhas e sim das pessoas“.
Ficha Técnica
- Título: The Mountains of My Life
- Autor : Walter Bonatti
- Edição: 2ª
- Ano: 1953 (edição Americana 2001)
- Número de páginas: 496
- Editora : Modern Library
- Tradutor: Robert Marshall
OBS.: O livro não possui tradução para português.