Livro da Semana: “The Mountains of My Life” – Walter Bonatti

O italiano Walter Bonatti foi um montanhista, guia de alta montanha, jornalista e fotógrafo e é considerado como um dos maiores nomes do século XX. Autor de vários livros sobre montanhismo, tem em seu “The Mountains of My Life” um coletânea de seus textos e conta a história considerada real ocorrida em 1954 sobre os acontecimentos no K2 (8.611 m)Walter-Bonatti, quando foi acusado de ter utilizado garrafas de oxigênio.

Walter Bonatti brigou muito para que a verdade fosse estabelecida, mas somente 50 anos mais tarde é que provas irrefutáveis da sua versão foram encontradas.

Também conhecido por estar sempre se desentendendo com a comunidade escaladora por suas declarações polêmicas e sem eufemismos, Bonatti tinha forte personalidade e que transparece em seus textos contidos no livro.

The-Mountains-Of-My-LifeWalter Bonatti participou da primeira ascensão ao K2 em 1954 e ações altruístas do montanhista ajudaram a evitar um desastre. na época.

Parte da história com toques de detetive, e algumas partes parte horripilantes, “The Mountains of My Life” é uma obra inspiradora e polêmica como o seu autor.

Lindamente ilustrado com fotos do próprio Walter Bonatti, o livro é um documento vivo de um montanhista de personalidade, e que tinha maior apreço à verdade dos fatos do que por amizades superficiais e códigos de honra entre escaladores. O alpinista italiano é autor também de diversas outras obras como “Processo al K2″, “En terre lointaine” e sua obra mais reflexiva “A mes montagnes”, pouco antes de aposentar-se das práticas de alpinismo.

Não por acaso Walter Bonatti é considerado um dos maiores montanhistas da história e quando morreu em 2011 aos 80 anos de idade teve sua morte noticiada, e lamentada, por grandes veículos de comunicação de todo o mundo incluindo o prestigiado jornal americano The New York Times. No artigo, que é dos melhores artigos escritos sobre o escalador cita uma de suas mais célebres frases: “Minhas maiores decepções não vieram das montanhas e sim das pessoas“.

Ficha Técnica 

  • Título: The Mountains of My Life
  • Autor : Walter Bonatti
  • Edição: 
  • Ano: 1953 (edição Americana 2001)
  • Número de páginas: 496
  • Editora : Modern Library
  • Tradutor: Robert Marshall

 OBS.: O livro não possui tradução para português.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.