Escalada em família – Como motivar crianças a escalar

O sonho de todos os pais é que seus filho e filhas desenvolvam qualidades e gostos parecidos com os seus. Obviamente que o sonho de um pai, ou mãe, escalador é que seus filhos também escalem.

Mas será que os meninos e meninas realmente gostam de escalar? Estão lá por obrigação ou realmente por ter adquirido o gosto e estão realmente gostando? Como podemos fazer com que as crianças se motivem e tomem gosto pela escalada?

crianças a escalar

Foto: http://www.mountainsense.ca

Por definição a motivação obedece a um conjunto de fatores internos e externos que determinam as ações de uma pessoa.

Algumas ideias de fatores internos e externos que podem influir nos meninos e meninas estão listadas abaixo:

Não o obrigue

Se obrigar as crianças a escalar e realizar algo que não queira fazer, seja porque tem medo ou porque tem preguiça, terminará matando toda a possibilidade de que em algum momento tenha gosto pela escalada. Diante disso, o que pode fazer é que seu filho compartilhe de ambientes onde haja escalada e o melhor que possa acontecer é que possa praticar alguma outra atividade ou brincadeira.

As brincadeiras certamente farão com que ele goste e faça de boa vontade quando brincar com um amiguinho(a). Diante disso o que resta é ter paciência.

crianças a escalar

Foto: http://hubclimbing.com

Faça que seja fácil

Para os primeiros passos na escalada, comece com algo fácil, de altura baixa e que não cause medo e que seja algo atrativo para a criança. Por isso é importante que seja algo agradavel de compartilhar com seu pai e/ou mãe.

Desta maneira ensine a cair, mesmo que seja em um colchonete durante um exercício de top-rope . Tenha em mente que é importante que além da aprendizagem da queda também esteja dominando o medo.

Atitude Positiva

Evite dar broncas seguidas se algo não está saindo, mas também destaque suas conquistas e as coisas que estão fazendo bem.

Tenha bastante atenção nele e seguramente que as coisas resultarão mais naturais.

crianças a escalar

Foto: http://summitgyms.com

Utilize brincadeiras e imaginação

Tente utilizar uma brincadeira para ensinar a escalar. Para isso são muito úteis as cores e formas das agarras, movendo-se somente de uma cor ou de uma determinada forma. Faça-o imaginar que há um tesouro ou tente incluir um doce u brinquedo na “zona da vitória”.

Isso fará com que sua atenção se foque na escalada. Também deve compreender que as crianças mantém sua atenção em múltiplas coisas e ao ir manipulando esta situação através de uma brincadeira fará com que seus filhos se concentrem na escalada.

Mantenha-os hidratados e alimentados

Lanches, doces, brincadeiras e hidratação farão com que esteja mais divertido na área de escalada.

Por isso procure saber qual é a sua comida favorita.

crianças a escalar

http://archiwum.allegro.pl/

Participe do treino

Sem dúvida que tudo o que os pais fizerem desde os primeiros meses será imitado pelos filhos.

Por isso o que fizer na escalada também será imitado por eles.

Fale de escalada

Aproveite para contar histórias de escalada, sobre heróis da escalada, importância de nunca dar-se por vencido diante de uma via, alegria de aproveitar o esforço, importância da respiração, sobre compartilhar e entregar-se.

Sem sombra de dúvida este tipo de conversa não somente servirá para a escalada mas para que ele carregue estes ensinamentos por toda a vida.

Foto Topo: http://sports.westway.org

Tradução autorizada: http://www.rocanbolt.com

banner-rocanbolt

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.