Isolantes infláveis: Tudo o que você quis saber sobre “R-Value” e ninguém contou

Nos últimos cinco anos, os isolantes infláveis toraram-se mais acessíveis a todos os praticantes de atividades de montanha. O comprador mais atento deve ter notado que nem todos são iguais. Na hora da compra, há um detalhe que se chama “R-Value”, ou “Valor-R”.

Até recentemente, isso era difícil de fazer, pois não havia um padrão universalmente aceito para medi-lo. Mas isso está prestes a mudar. Quem criou este teste para isolantes infláveis foi justamente a empresa Therm-a-Rest, que foi quem criou e desenvolveu os isolantes infláveis. Mas agora o teste foi padronizado e todas as empresas terão os valores baseados nos mesmos testes.

O que é R-Value (Valor-R)?

A definição real de um R-Value (Valor-R) é a quantidade de resistência térmica (daí o “r”) por unidade de área exposta de uma barreira. A barreira, neste caso, é o isolante térmico, que funciona como uma barreira entre o usuário e o solo.

A resistência térmica é uma propriedade de calor e uma medição de uma diferença de temperatura pela qual um objeto ou material resiste ao fluxo de calor. R-Value (fator de isolamento térmico) é uma medida de resistência térmica, ou seja, quanto maior o R-Value (Valor-R) , maior a eficácia do isolamento.

Na prática, entenda por resistência térmica como o quão isolador é o isolante térmico. Um R-Value mais alto indica maior resistência, o que significa que a capacidade de isolamento maior.

Como o R-Value (Valor-R) é medido?

Como a resistência térmica de um material isolante varia com a temperatura, é preciso adotar um padrão para que diferentes materiais possam ser comparados. Por isto, para poder comparar, é necessário definir bem as condições do ensaio.

American Society for Testing and Materials (ASTM), é um órgão norte-americano de normas técnicas e desenvolve normas técnicas para uma ampla gama de materiais, produtos, sistemas e serviços. Para resistência térmica do material medida em condições específicas determinadas para fins de comparação utiliza-se o método de ensaio definido pela norma ASTM C177 ou pela norma ASTM C518.

Antes que o padrão de R-Value (Valor-R) da ASTM fosse incorporado, o Therm-a-Rest tinha seu próprio teste interno para calcular os valores. Portanto, agora que é uma norma técnica, todos os fabricantes irão seguir para obter um valor que pode ser comparado de maneira homogênea.

Existem quatro componentes na câmara de teste:

  • Uma placa fria (representando a temperatura do solo)
  • Uma placa aquecida (para simular um corpo)
  • Temperatura ambiente (representando a temperatura do ar)
  • Um isolante inflável colocado entre a placa quente e a placa fria.

No teste antigo da Therm-a-Rest, 33° Celsius era a temperatura para a placa aquecida, com a temperatura ambiente e a placa fria mantida em 4° Celsius. Neste teste antigo, a temperatura ambiente era o que mantinha a placa fria (daí suas temperaturas idênticas)

No novo teste, a placa é aquecida a 35° Celsius, a temperatura ambiente é mantida em 20° Celsius e a placa fria é mantida a 5° Celsius. No novo teste, um pequeno refrigerador é usado para resfriar a placa fria.

A placa quente é mantida a uma temperatura constante por meio de uma corrente elétrica.

O resultado do R-Value (Valor-R) é baseado na quantidade de energia necessária para manter a placa quente em uma temperatura estável. Um isolante térmico que oferece um alto nível de isolamento (ou seja, alta resistência) exigirá menos energia.

O que isso significa para o consumidor?

Com a adoção de um padrão geral acordado em toda a indústria para avaliar o calor dos isolantes térmicos ajudaria os consumidores a tomar decisões informadas, permitindo uma comparação “maçãs com maçãs” em todos os produtos de todas as empresas.

O novo padrão de R-Value (Valor-R) fornece uma métrica confiável de isolamento do isolante térmico, permitindo que o consumidor construa um sistema de sono mais bem informado. Mas, como assim sistema?

Caso o usuário seja muito friorento, ele pode fazer uma pilha de isolantes térmicos e a soma dos R-Value (Valor-R) de cada um é o seu valor total.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.