Por meio de um comunicado à imprensa, a International Federation of Sport Climbing (IFSC) anunciou o acordo histórico com uma das maiores agências de publicidade do mundo a Dentsu Incorporated e com a Synca Creations, uma empresa especializada na produção e distribuição de produções multimídia.
A Synca Creations já era parceira do IFSC para transmissões de eventos de escalada esportiva desde 2013. O acordo fechado pelo IFSC garante às duas empresas os direitos exclusivos de negociação de marketing e direitos de mídia para Ásia, América Latina e Caribe para todos os eventos de 2019 a 2023, incluindo os Campeonatos Mundiais de 2019 até 2023. As transmissões na China e EUA não fazem parte deste acordo.
Recentemente nos EUA, o canal a cabo especializado em transmissões esportivas ESPN também fechou um contrato com a US Climbing, a liga de escalada esportiva norte-americana, para transmissões de escalada. Portanto, ao menos para a América Latina, todas as transmissões de eventos do IFSC, como o campeonato pan-americano, assim como a propaganda, será realizado pelas empresas japonesas.
Para conseguir mais anunciantes e retransmissores dos eventos transmitidos, a Dentsy e Synca estao já se reunindo com os diretores do IFSC para aumentar a produção dos eventos e agregar mais valor ao produto de mídia. O IFSC já produz transmissão de streaming de todos os 16 eventos internacionais que realiza, assim como pequenos resumos de 26 minutos de cada etapa.
Diferentemente do que o Olympic Channel fez em 2018, quando distribuiu para as afiliadas o sinal do Campeonato Mundial de Escalada, os eventos de escalada serão agora de exclusividade das duas empresas japonesas.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.