Hidratação te leva mais longe

Por Mariana Gianjoppe

Com as temperaturas cada vez mais altas, esta época do ano requer um cuidado especial em relação à hidratação. No calor, o corpo aumenta a produção de suor na tentativa de controlar sua temperatura central. A água do suor sai do sangue.

Se a reposição de água durante a corrida não for suficiente, a temperatura corporal sobe, as respostas fisiológicas e o desempenho físico são prejudicados e há riscos para a saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME), esses efeitos podem aparecer mesmo que a desidratação seja leve ou moderada (até 2% de perda do peso corporal durante a atividade), agravando-se à medida que ela se acentua.
Para evitar a desidratação, a SBME recomenda ingestão de 250 a 500 mL de água antes da atividade física, além do consumo de água a cada 15 ou 20 minutos de atividade.
O volume a ser ingerido durante a prática varia conforme a taxa de sudorese de cada corredor. Para saber qual é a sua, o American College of Sports Medicine ensina um método simples: subir na balança antes e depois da atividade física. A diferença de peso é exatamente sua perda de líquidos.
Se a corrida durar mais de uma hora, o ideal é que, além da água, o atleta também faça reposição do sódio perdido junto com o suor e consuma carboidratos.
Confira outras dicas da SBME para a hidratação durante a corrida:
  • – Se a atividade durar mais de uma hora, beba líquidos contendo de 0,5 a 0,7 g de sódio por litro (procure essa informação no rótulo dos isotônicos).
  • – A reposição necessária de carboidratos para manter a glicemia e retardar a fadiga é de 30 a 60 g por hora (isso equivale a um ou dois sachês de carboidratos sintéticos ou uma ou duas fatias de pão integral, por exemplo).
  • – Após o exercício, continue ingerindo líquidos para compensar as perdas adicionais de água pela diurese (urina) e sudorese.

There is one comment

  1. Principais erros no trekking (saiba como evitá-los)

    […] Em relação à desidratação, uma pessoa ativa perde dois litros por hora em clima muito quente e cerca de meio litro em clima temperado. Leve pelo menos três litros de água em qualquer caminhada de mais de cinco milhas ou durante condições quentes, ou úmidas. Não presuma que encontrará água ao longo da trilha. Verifique com mapas, guias e guardas florestais para localizar fontes confiáveis. […]

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.