Viajar faz parte da vida do escalador. Todo escalador que se preze, planeja e organiza uma “climb trip”, onde faz-se um internato de escalada. Escala-se o tempo todo, e , encanado ou não com o grau, se diverte muito.
Todos escalador que planeja evoluir no grau(qualquer que seja) deve-se viajar. Cada escalador em sua particularidade tem sua Meca. Há escaladores que já “fazem a cabeça” com uma caminhada até o pico dos Marins, outros almejam Yosemite Valley nos EUA. Gosto, cada um tem o seu, assim como os objetivos pessoais.
Um dos melhores escaladores mineiros (se não o melhor) Jean Ouriques fez as malas(ou mochilas) e viajou até a França para uma viagem de 40 dias por terras francesas no velho continente.
Pessoalmente não pude trocar muitas idéias com o escalador, até porque ele tem o estranho costume de escalar com fones de ouvidos escutando “sei lá o que”. Mas qual escalador não tem das suas esquisitices?(eu tenho as minhas também, como usar o buff).
Em seu blog pessoal, Jean publica notícias sobre as suas impressões de sua viagem à França, e também alguns vídeos da cidade e dos locais de escalada. No mesmo vídeo ele já aparece com o inseparável fone de ouvido(deve estar escutando Carla Bruni, a primeira dama francesa).
Acompanhe tudo em: http://jeanouriques.blogspot.com/2009/06/primeiro-video-da-trip.html

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.