Para quem está iniciando é complicado encontrar um local de escalada que seja dentro das limitações de quem está começando, ou para quem quer ensinar alguém a escalar. O meu local preferido , a Pedra da Divisa, não é exatamente um local para iniciantes. A via mais fácil por lá, é um 5º grau, com oposições, travessias e pés bem técnicos. Quem nunca escalou sofre.
Uma ótima opção para quem quer algo mais light, perto da cidade de São Paulo, e altamente indicado para os iniciantes é a cidade de Salesópolis. O local é sempre procurado por quem não tem o costume de escalar graus acima de 6º e deseja fazer volume
A Pedra da Represa em Salesópolis é considerada hoje em dia como um dos melhores campo-escolas de São Paulo, possui vias variando de 3º à 7º(que não consta em nenhum croqui), em sua maioria com duas cordadas, tem aproximadamente 60 metros de altura.
A primeira conquista na pedra foi realizada por Marcelo C. Vazzoler em 1994, parada por algum tempo e retomada em 1997, a primeira via foi batizada como Invasores. Atualmente a pedra possui 13 vias e dois projetos.
Atualmente é cobrado R$ 3,00 na entrada pela proprietária Dona Maria, a mesma fez melhorias na trilha e construiu um banheiro com chuveiro bem próximo a base da pedra.
Acompanhe o croqui abaixo, gentilmente cedido pelos “Porvas”(http://www.porva.com.br/onde.php)

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
o 7º grau é a via 10, começa com 7º (3 chapas) e depois vira 5º.