Existe um costume de não valorizarmos devidamente os filmes nacionais em relação aos estrangeiros.
Acontece também com equipamentos de esportes outdoor.
Por isso esquecemos muitas vezes de olhar para o Brasil com um olho menos cético e preconceituoso
O filme “Caminhos da Mantiqueira” é uma verdadeira declaração de amor à serra da Mantiqueira e um retrato dos diversas pessoas que freqüentam e moram na região.
Com um roteiro e edição o filme é primoroso e a qualidade das imagens são impressionantes.
O filme percorre vários pontos da Serra da Mantiqueira mostrando cada lugar de maneira não linear.
Apenas mostrando cada local e cada personalidade.
Mesmo não tendo linearidade fica aquela sensação de que o espectador está fazendo “mochilão” conhecendo lugares ricos de cultura, fauna e flora do interior do Brasil.
No filme funciona também como aula para quem acredita que um roteiro somente deve ser linear
Mesmo sendo “Caminhos da Mantiqueira” não linear ainda assim mostra de maneira interessante como realizar uma produção que passa o sentimento quando se viaja a um lugar.
Mesclando narrações explicativas de geógrafos e historiadores com moradores locais de cultura simples o filme encanta em cada nova cena descrita.
Cada historia é de bom gosto e de uma relevância para a característica da região que evidencia uma pesquisa muito bem feita.
Para quem não é um freqüentador assíduo da região fica com vontade de colocar a mochila nas costas e também descobrir as muitas histórias dali.
Durante cada história passa-se de maneira leve e eficaz cada personagem da região, seja personalidade história como também as suas lendas.
Com todo este volume de informações levada pelo filme, é inevitável ser invadido por um orgulho ufanista.
Talvez o única derrapada do filme é perto do seu final quando fica uma pequena impressão que está com uma duração maior a qual deveria.
Talvez se houvesse uma produção em dois filmes, ou duas partes seria o ideal.
Mas mesmo com isso não deixa de ser um dos melhores, e mais bonitos, documentários sobre a cultura de montanha do Brasil.
De maneira alguma fica a dever para qualquer produção estrangeira do gênero.
Pela qualidade apresentada é uma obra obrigatória a qualquer pessoa que deseja conhecer um Brasil mais humilde e cheio de histórias interessantes por serem descobertas.
Nota do Blog de Escalada:

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
Meu nome é José Carlos Lima Lotero vi um pedaço do filme Caminhos da Mantiqueira já estava quase no final,fiquei encantado pelo o que eu assisti gostaria de ver o filme todo onde posso conseguir me parece ser um documentário de excelente qualidade,agradeço desde já se poderem me responder.
Olá José.
Você pode acessar o site oficial do filme. Lá eles vendem o DVD a você. Os produtores até o momento não manifestaram interesse em disponibilizar em VOD.
Abs
Gostaria muito de comprar o DVD mais não encontro. Não consigo contato através do site. Gostaria muito de comprar e pagar os direitos do DVD mais pela dificuldade vou acabar fazendo um download.
abraço,
Roberto.
Roberto vc conseguiu o filme ? eu não consigo, se tiver uma dica eu agradeço…