Escalada é aceita na proposta para continuar como esporte olímpico em Paris 2024

A proposta do Comitê Executivo das Olimpíadas de incluir novas modalidades aos jogos olímpicos de Paris, foi apresentada à 134ª Sessão do COI hoje em Lausanne, Suíça. O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu aceitar a proposta.

Desta maneira a escalada continuaria a ser esporte olímpico também nos próximos jogos de verão. Com o objetivo de atrair mais o público jovem, o COI está apostando em “esportes urbanos” incluindo breakdance, skate, escalada esportiva e surfe.

Durante a reunião, vários dos participantes do COI elencaram a importância da inclusão de novos esportes e ponderaram sobre escolha de algumas modalidades em relação a outras. Neste aspecto, modalidades escolhidas no passado, como Pelota Basca (que participou de três edições), foram relembradas. A proposta foi aceita por unanimidade.

Durante a reunião foi apresentada a importância dos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires para preparar o formato olímpico de cada nova modalidade. Foi ressaltada, inclusive, a relevância de atletas, imprensa, técnicos e o próprio comitê de ter participado dos YOG (Jogos Olímpicos da Juventude).

“Os quatro esportes que Paris propôs estão totalmente alinhados com a Agenda Olímpica 2020 porque contribuem para tornar o programa mais equilibrado e mais urbano, e oferecem a oportunidade de se conectar com a geração mais jovem”, disse o presidente do COI, Thomas Bach.

Breakdance e escalada esportiva apareceram como eventos de medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires 2018. O surfe e skate farão sua estreia no programa olímpico de Tóquio. A decisão somente inclui nos jogos de Paris 2024, não se estendendo aos outros eventos subsequentes.

A Comissão do Programa Olímpico agora continuará sua análise e observação dos quatro esportes propostos por Paris 2024. Isso incluirá observações oficiais conjuntas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 com o Comitê Executivo de Paris 2024 e a Comissão do Programa Olímpico. O Conselho Executivo do COI tomará a decisão final sobre os eventos existentes, propondo novos eventos e cotas relacionadas aos atletas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 em dezembro de 2020.

Novo formato de escalada olímpica

Foto: IFSC/Eddie Fowke

Pela nova proposta, a contagem de atletas de escalada esportiva aumentaria de 40 em Tóquio para 72 em Paris. Desta maneira haveria o aumento do número de medalhas e contagem de atletas.

Para a escalada o comitê propôs dividir atletas e medalhas da seguinte forma:

  1. Velocidade (16 homens + 16 mulheres) (ouro, prata, bronze)
  2. Vias guiadas/ boulder (combinados) (20 homens + 20 mulheres) (ouro, prata, bronze)

O comitê organizador de Paris 2024 espera que 248 atletas participem dos Jogos nos quatro esportes adicionais, encaixando no limite de 10.500 atletas estipulado pelo COI.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.