Conheça “Valhalla”: O projeto maluco de escalada que propõe Edu Marin

Valhala na mitologia nórdica é um majestoso e enorme salão com 504 portas, situado em Asgard, dominado pelo deus Odin. No entanto, não era fácil entrar em Valhalla. Para o Valhalla seriam escolhidos os maiores guerreiros, sendo que lá eles iriam batalhar longas horas. Para se tornar um “einherjar” (guerreiro solitário) o escolhido deveria passar por vários obstáculos, testes de força, habilidade e bravura, antes de pode atravessar o portão sagrado Valgrind.

O conceito de Valhala, como pode ser visto no parágrafo acima, não é um conceito fácil de se explicar. Mas em se tratando de um projeto de escalada, batizado com o nome de “Valhala”, o escalador espanhol Edu Marin se dedica a um destes projetos futuristas. Junto de seu pai e irmão, estão terminando de equipar e tratar de escalar uma via no grande arco do Vale de Getu, na China.

“Valhala” tem tudo para tornar-se um dos ícones da escalada mundial e seus números falam por si. São 14 enfiadas, sendo que 88% delas em um teto totalmente horizontal a 150 metros do chão, somando ao todo 300 chapeletas. Para conquistar a via, a família Marin trabalhou cerca de 50 dias sem descanso.

A via, ainda não encadenada, poderá tomar uma enormidade de 12 horas consecutivas de escalada ininterrupta para ser encadenada. Nela há cordadas que variam de 8c, 8c+ e 9a+ francês (11a, 11b e 12b brasileiros). No vídeo (assista no topo do artigo) passa a noção exata da magnitude desta via. O arco de Getu se fez famoso em 2011, quando foi realizado um Petzl Roc Trip no lugar. Desde então, Edu Marin vem idealizando uma via de escalada no lugar.

O Vale do Getu é um lugar repleto de cavernas, arcos e formações geológicas impressionantes. Está localizado em uma área montanhosa, conhecida como Getu, na província de Guizhou, no sul da China. Na década de 1990, o governo da província de Guizhou decidiu proteger a área de Getu, criando um parque com trilhas sinalizadas e escadas de acesso. O arco pelo qual Edu Marin está tentando implementar a nova via possui 50 metros de altura, 70 metros de diâmetro e 137 metros de comprimento.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.