Criado código de conduta para escalar o Complexo do Baú

Em busca de um padrão para realizar a escalada no Complexo da Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí (SP), a Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo (FEMESP) apresentou um documento com normas para diminuir o impacto ambiental na região. As propostas foram debatidas durante o Seminário sobre Montanhismo de Mínimo Impacto no Complexo do Baú, que duraram três meses.

As recomendações (disponíveis no www.femesp.org) são direcionadas para a preservação da biodiversidade das paredes rochosas, assim como da vegetação da região. Para isso, as condutas de escaladas do documento chamam atenção para o estilo de conquistas, manter as características e o grau de comprometimento da escalada, e também relacionados à abertura de novas vias.

Além do meio-ambiente, a preocupação nos debates também levou em conta a melhoria da qualidade e da segurança das vias de escalada no local. Com a setorização das montanhas Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata, foi possível definir recomendações para a escalada, regrampeação de vias e novas conquistas.

Fonte: http://www.webventure.com.br/montanhismo/conteudo/notícias/index/id/26471

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.