Copa do mundo de escalada em SLC: Tudo o que você precisava saber e ninguém contou

Neste final de semana, a cidade norte-americana de Salt Lake City (SLC), no estado de Utah, recebe duas etapas da Copa do Mundo de Escalada da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC). A cidade sediará a segunda rodada da Copa do Mundo de boulder de 2021 nos dias 21 e 22 de maio e a terceira de boulder e Velocidade em 27 a 29 de maio.

O evento, que comumente é transmitido pelo canal de YouTube da IFSC, não será transmitido para a América do Sul. O motivo alegado pela entidade é que um canal de TV a cabo comprou os direitos de transmissão para o continente. Até o momento, nenhum canal que possui direitos de transmissão da Olimpíada anunciou em sua grade espaço para a escalada esportiva.

Portanto, assim como aconteceu na primeira etapa, a América do Sul ficará impossibilitada, ao menos em teoria, de acompanhar o evento sem utilizar adequações técnicas como uma VPN. Além disso, pelo calendário disponibilizado pela entidade, também ficou evidente que o continente sul-americano não é considerado uma prioridade para popularizar o esporte com a realização de uma etapa da competição.

O IFSC terá um circuito mundial com seis provas, duas delas em cada um dos três continentes principais para a entidade, no que diz respeito à escalada de competição: duas na Europa, duas na América do Norte e duas na Ásia.

Como usar VPN para o streaming do IFSC

Caso não esteja acostumado (a) a termos técnicos, virtual private network (VPN), Rede privada virtual, é uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública. Uma forma de criar pontes de ligação entre diferentes dispositivos via Internet.

Em outras palavras, uma pessoa morando no Brasil e usando a Internet da sua casa, uma VPN pode fazer com que os sites (dentro os quais o YouTube, Netflix, Apple+, Hulu, etc.) pensem que você está nos EUA, por exemplo, por conta do seu endereço de IP. Sim, com o uso de uma VPN, é possível visualizar vídeos do YouTube bloqueados para o Brasil, por exemplo.

Para usuários caseiros, se conectar através de uma VPN também é vantajoso por causa da privacidade e segurança extras. Portanto, uma VPN permite romper o ‘bloqueio geográfico’ imposto por alguns sites, permitindo que o usuário tenha acesso a conteúdos restritos a algumas regiões ou países.

Parece mágico, mas é importante salientar que nem toda VPN é segura e merece confiança, porque alguns serviços de VPN mantêm extensos logs com o registro de todas as atividades dos usuários, colocado a segurança e a privacidade dos clientes e dos dados (como um número de cartão de crédito).

Existem diversos tipos de VPN, que podem ser usados gratuitamente em um browser de seu computador, ou para toda a rede wi-fi de sua casa (porém esta disponibilidade é paga). Empresas como ExpressVPN (todo tipo de dispositivo), CyberGhost, Surfshark (com mais opções de segurança), NordVPN (a mais popular), Private Internet Access (pagamentos em real), TorGuard e SlickVPN prestam este tipo de serviço.

Para os serviços pagos, o preço são a partir de R$ 50,00 reais por mês. Há serviços gratuitos, como a extensão Hola, que pode ser instalada em seu browser e é considerada a mais popular. Mas empresas como ZenMate VPN, DotVPN, Hotspot Shield, Browsec VPN.

Horários da competição da Copa do Mundo

Copa do Mundo

O primeiro dia de competições, com a fase classificatória, é amanha, dia 21 de Maio. As competições começam o isolamento das mulheres às 7:00 da manhã, horário local. O fuso horário de Salt Lake City para o Horário de Brasília é menos três horas.

Ou seja, as competições começam o isolamento às 10:00 horário de Brasília. A qualificação começa efetivamente às 9:00 em Salt Lake City (12:00 horário de Brasília).

Os homens ficam em isolamento às 13:30 no horário de Salt Lake City (16:30 no horário de Brasília) e começam a competir às 15:30 horário de Salt Lake City (16:30 no horário de Brasília).

Copa do Mundo

Foto: IFSC/Eddie Fowke

No dia seguinte, 22 de Maio, é o dia das semifinais e finais, com homens e mulheres disputando concomitantemente. O isolamento começa às 9:00 em Salt Lake City (12:00 horário de Brasília) e as competições semifinais começam às 11:00 de Salt Lake City (14:00 horário de Brasília) e devem terminara às 13:15 de Salt Lake City (16:15 horário de Brasília).

As finais começam às 17:00 de Salt Lake City (20:00 horário de Brasília), começando com as mulheres e terminando com a dos homens em seguida.

Favoritos do masculino na Copa do Mundo

Copa do Mundo

Adam Ondra será uma das principais estrelas da competição, pois chega como líder da Copa do Mundo após sua vitória em Meiringen na primeira etapa.

A competição terá um incentivo especial para Ondra , não só pela possibilidade de confirmar aquele primeiro lugar, mas também por tentar ser o primeiro escalador a repetir a vitória na mesma edição da Copa do Mundo de boulder desde 2017. Ninguém conseguiu esta repetição nas edições de 2018 e 2019.

Escaladores de alto desempenho como os campeões da Copa do Mundo de 2018, Jernej Kruder, ou 2014, Jan Hojer, correm por fora. O atual vice-campeão mundial Jakob Schubert, da Áustria, bem como a sempre competitiva equipe japonesa com Kokoro Fujii e Rei Sugimoto, Yoshiyuki Ogata e Tomoaki Takata (segundo e terceiro em Meiringen) também correm por fora.

Há de se destacar os escaladores locais e atletas olímpicos Nathaniel Coleman e Colin Duffy que competem em casa.

Favoritas no feminino na Copa do Mundo

Copa do Mundo

Na categoria feminina, a não participação da super campeã Janja Garnbret deixa as previsões abertas. A eslovena venceu todos e todos últimos sete eventos da Copa do Mundo desde 2018, que foi justamente a japonesa Miho Nonaka.

Os olhos estarão voltados para as norte-americanas Brooke Raboutou e Kyra Condie, que já estão classificadas para as olimpíadas. Natalia Grossman, que foi terceira na primeira etapa em Meiringen e a jovem francesa Oriane Bertone, correm por fora.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.