Como calcular o peso ideal de uma mochila de trekking de acordo com a ciência

A primeira pergunta que todo praticante de trekking e hiking é a respeito do peso ideal de uma mochila. Por um motivo que não cabe aqui colocar, a quantidade de peso que uma pessoa suporta carregar confortavelmente varia muito de indivíduo para indivíduo.

O peso de uma mochila de trekking e hiking é provavelmente um dos temas mais polêmicos e frequentemente discutidos. Qualquer artigo de qualidade que aborde a escolha do tamanho de uma mochila, este é uma das primeiras questões que surgem.

O peso da mochila, assim como que tipo de material ela é feito, é até mesmo componente na questão de diferenciar o que é um trekking e um hiking. A diferenças entre as duas palavras, e até mesmo a explicação de porque um termo é mais popular que o outro, já foi explicado em um artigo na Revista Blog de Escalada.

Aqui mesmo neste site foi contada a história do trekking e do hiking, além de várias outras origens de atividades de montanha. O fato é que na busca pelo baixo peso, usuários inexperientes muitas vezes cruzam a linha onde, por causa do baixo peso geral, copiam fórmulas prontas, e totalmente equivocadas, de algum site que promete “solução mágica” (principalmente os vinculados a alguma marca ou loja) e se privam de conforto e equipamentos vitais.

Valores empíricos no cálculo de peso da mochila

No universo outdoor há muito de conhecimento empírico para determinar várias coisas. O significado de conhecimento empírico está relacionado com o conhecimento popular, é baseado na experiência cotidiana e nas observações sobre o dia a dia.

Nele, uma experiência particular é tomada como regra e assumida como verdade, mesmo sem comprovação científica. A ciência parte muitas vezes do senso comum para verificar sua validade.

Muitos fatores determinam o peso da mochila, tornando difícil dar uma recomendação de peso exata para cada praticante de trekking. Ao determinar o peso da sua mochila, as diretrizes gerais, baseadas em conhecimento empírico:

  • Uma mochila carregada não deve pesar mais do que cerca de 25 a 30% do seu peso corporal.
    • Para um trekking, se uma pessoa pesa 60 kg, a mochila (peso próprio + carga) deve estar entre 15 a 18 kg.
    • Para um hiking, a mochila não deve pesar mais do que de 15% do seu peso corporal. (Se uma pessoa pesa 60 kg, não deve ultrapassar 9 kg).

No entanto, estas regras empíricas não funcionam em todas as situações. Por exemplo, praticantes de trekking pequenos muitas vezes acabam carregando mais de 20%. Além do peso corporal os seguintes fatores desempenham um papel importante no peso total da sua mochila:

  • Duração da viagem
  • Clima
  • Preferência pessoal

Com a palavra a ciência

tristeza

Chegamos à esta altura da civilização, com internet, casacos com Gore-Tex, mochilas leves e resistentes e etc, por causa da ciência. É justamente a ciência que permitiu a humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza. Portanto, a ciência é importante no nosso cotidiano pois ela nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor.

Através da ciência muitas doenças foram eliminadas, nos possibilitou ter avanços na saúde, alimentação, energia e outros. Portanto, para saber calcular o peso ideal de uma mochila de trekking, ou hiking, temos de verificar o que a ciência fala sobre isso.

Verificando diversos artigos na internet, é aceito na comunidade de montanha que à medida que o peso de um adulto saudável aumenta, o peso da mochila também aumenta e deve ser cerca de 25 a 30% do peso corporal de uma pessoa para um adulto razoavelmente em forma.

Porém, um trabalho científico em 2014 realizado por físicos a respeito do Peso da mochila e dimensionamento da estrutura humana (Backpack Weight and the Scaling of the Human Frame) do professor da Universidade Estadual do Kansas, Michael J. O’Shea.

O trabalho de O’Shea procurou mostrar uma modelagem cuidadosa do praticante de trekking e da mochila que levou a um resultado um pouco diferente, com os caminhantes de peso suficientemente grande (mas saudável) não sendo capazes de carregar tanto peso na mochila quanto os caminhantes de peso menor.

além deste, há notáveis trabalhos científicos que abordaram o mesmo tema e serviram de referência a ele como o “Physics and size in biological systems” de George Barnes. Um outro artigo, Effects of Pack Weight on Endurance of Long-distance Hikers, também aborda o efeito a longo prazo do peso da mochila em um praticante de trekking.

Com base nesses trabalhos científicos que este artigo foi escrito.

Peso ideal de uma mochila de trekking

Os praticantes de trekking e hiking costumam ser aconselhados de que o “melhor” peso da mochila é uma porcentagem do peso corporal. Este tipo de abordagem nos faz acreditar que indivíduos menores devem carregar cargas mais leves, certo? Errado!

A verdade é um pouco mais complicada, mas vale o esforço. Há de levar em consideração o preparo físico, tolerância ao desconforto e outros fatores. Pessoas menores, na verdade, carregam cargas mais pesadas do que o percentual indicado, então há uma maneira mais precisa de descobrir o peso ideal da mochila para o seu tamanho.

Os praticantes de trekking devem carregar não apenas suas mochilas, mas também seu próprio peso corporal, então O’Shea desenvolveu uma maneira de estimar com mais precisão o peso ideal da mochila para um determinado indivíduo carregar. O artigo apareceu na revista The Physics Teacher.

Segundo o pesquisador, à medida que o tamanho de qualquer animal aumenta, a força aumenta mais lentamente do que o peso corporal. Esta é a razão pela qual pequenas formigas podem carregar muito mais em comparação com seu peso corporal do que, digamos, um elefante.

Uma formiga média pode carregar entre 10 e 50 vezes o seu próprio peso corporal. O elefante, considerado o mamífero mais forte do planeta, consegue carregar 7 toneladas. Como o elefante pesa entre 4 e 6 toneladas, não consegue carregar muito mais que seu próprio peso.

Para encontrar o peso ideal, o autor do trabalho usou proporções de escala de corpo de outras pesquisas para criar um modelo de trabalho que correspondia às suas observações de caminhantes. A equação resultante leva em consideração a carga total do praticante de trekking (mochila + peso corporal) e pode ser usada para determinar o peso máximo da mochila para um indivíduo de um determinado tamanho e peso.

Basicamente, enquanto a força de um praticante de trekking aumenta com o peso corporal, o próprio aumento de peso do praticante de trekking ocupa uma parte cada vez maior da capacidade de carga, diminuindo o tamanho máximo da mochila para esse indivíduo.

Com essa informação em mente, O’Shea calculou que um praticante de trekking de 50,8 quilos (112 libras) pode carregar uma mochila de 22,67 kg (45% do peso corporal). Em contrapartida, um praticante de trekking de 110 kg pode carregar apenas uma mochila de 15 kg (14% do peso corporal).

O gráfico abaixo fornece uma visão simplificada dos cálculos:

Os valores de peso estão em libras

Após uma modelagem cuidadosa do praticante de trekking e da mochila leva a um resultado um pouco diferente dos 25% a 35% do peso corporal, com os indivíduos de peso suficientemente grande (mas saudável) não sendo capazes de carregar tanto peso na mochila quanto os caminhantes de peso menor.

Em resumo, um indivíduo maior pode ser capaz de carregar mais peso no total graças à sua massa muscular, mas a força extra desses músculos não vale o peso adicional. De acordo com o modelo, uma mochila de 22 kg para um praticante de trekking de 50 kg é o equivalente a uma mochila de 15 kg para um praticante de trekking de 110 kg.

“A força geral de um indivíduo não determina o peso de uma mochila que uma pessoa pode carregar confortavelmente”, disse O’Shea.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.