Por Ricardo Fuchs
O equipamento de todo fotógrafo, amador ou profissional necessita de cuidados básicos, limpeza e proteção.
E isso é uma atitude que pode ser feita semanalmente, usando equipamentos próprios sem agredir a câmera com líquidos corrosivos e abrasivos.
Sugiro sempre que utilizem álcool e algodão para as lentes, ou ainda aqueles produtos específicos para lentes de óculos, encontrado em qualquer ótica hoje em dia.
Precisamos sempre ter em mente que nossa câmera precisa ser bem cuidada, pois é com ela que fizemos nossos registros fotográficos.
Tenho visto muitos amigos limparem seus equipamentos com flanelas, panos umedecidos, e acredito que isso depende muito de cada profissional.
Não existe uma receita certa, determinada e exata; existe sim bom senso.
Já vi na internet 1 kit especial da CANON para limpeza, um 7X1 e também um da NIKON com os seguintes itens:* Soprador
- Sachê de lenços secos e sachê de lenços umedecidos
- Pincel retrátil
- Pano de microfibra
- Solução para Limpeza da lente
- Lenços para limpeza de lentes
- Cotonetes
Aconselho sempre a usar produtos que as próprias marcas recomendam e muitas vezes até vendem com é o caso da CANON.
Bem, em se tratando de ir a praia com seu equipamento, nada melhor que embalar sua câmera nos chamados filmes plásticos.
É incomodo, mas evita a maresia, água e a famosa areia.
Mas lembre-se, ao chegar em casa ou hotel, façam uma limpeza bem completa nela, tirando todo e qualquer resquício de pó ou areia.
Sobre o Autor: Fuchs possui o site www.photojetski.com.br um portal voltado para o mundo do jetsky e Juntamente com seu site o PHOTOJETSKI, mantem a revista eletrônica JETSKINWORLD no site www.jetskinworld.com em sociedade com o piloto e empresário Carlos Truta