Foto Acima: Forrest Woodward
De passagem por Santa Linya a escaladora americana Ashima Shiraishi fez história e tornou-se a primeira mulher a encadenar uma via de graduação 12a.
A via batizada de “Open Mind Direct”, graduada em 9a+ francês (12a brasileiro), foi conquistada por Tom Bolger em 2010 e graduada em 9a francês (11c brasileiro) e teve grau conformado por vários escaladores, entre eles o espanhol Ramón Julian.
Entretanto uma agarra da via quebrou, próxima ao final, o que a levou a ter sua graduação elevada, e grau confirmado por quem já a escalou após o acontecimento.
Fosse ainda uma conquista inédita na história do esporte, existe ainda o detalhe de que Ashima tem apenas 13 anos de idade, tornando-se assim a pessoa mais jovem a encadenar uma via desta graduação.
Para que se tenha uma referência, o tcheco Adam Ondra encadenou seu primeiro 12a quando tinha 15 anos (via “La Rambla” localizada em Siurana).
A marca de via mais forte encadenada por uma mulher pertencia à espanhola Josune Bereziartu, que encadenou a via “Bimbaluna” (localizada em St. Loup, na Suíça), graduada em 9a (11c brasileiro) no ano de 2005.
A escaladora anunciou em seu instagram a conquista.