Um montanhista que salvou judeus do Nazismo

Antes de tudo, Reinhold Duschka, um montanhista que salvou judeus do nazismo, foi um ferreiro austríaco que protegeu duas pessoas durante a Segunda Guerra Mundial. A história ganhou fama em seus últimos anos de vida e tornou-se livro em 2018 pelas mãos do escritor austríaco Erich Hackl.

Confira este ato de coragem e humanidade de Duschka, ganhador do prêmio Justo entre as Nações, um reconhecimento aos não-judeus que lutaram contra o nazismo de alguma forma.

Um montanhista que salvou judeus do Nazismo

Foto: centropa — Reinhold Duschka é o primeiro da esquerda para direita

Foto: centropa — Reinhold Duschka é o primeiro da esquerda para direita

O escritor austríaco Erich Hackl lançou um livro, Am Seil, baseado na história de Reinhold Duschka em 2018. Em princípio, Reinhold Duschka nasceu em 1900.

Na década de 1920, Reinhold trabalhava como ferreiro em uma oficina na Áustria. Neste período, tornou-se um grande amigo de Rudi Kraus e Regine Hildebrandt. Rudi e Regine se casaram. Em seguida, tiveram Lucia, nascida em 1929. Rudi trabalhava como engenheiro no Irã quando a guerra começou.

Dessa maneira, em 1939, quando a guerra explodiu, sua esposa e filha foram barradas na tentativa de encontrarem Rudi Kraus no Irã. Rudi também ficou impossibilitado de sair do país. Sem lugar para ficar e correndo cada vez mais perigo devido os campos de concentração, Reinhold Duschka, amigo da família, acolheu ambas.

A saber, entre 1939 e 1945, Reinhold protegeu Regine e Lucia do regime nacional-socialista, arriscando sua própria vida. O ferreiro austríaco abrigou as duas em sua oficina. Deu de comer e vestir durante todo esse tempo. Por esta razão e após muito luta para aceitar a honraria, Reinhold Duschka foi premiado com o título de Justo entre as Nações em 1990.

O ferreiro que salvou um futuro

Foto: centropa — Lucia em 1936

Foto: centropa — Lucia em 1936, antes da Segunda Guerra Mundial

De fato, não bastasse abrigar a família de seu amigo Rudi Kraus, Duschka conseguiu livros para Regine educar Lucia. A pequena tinha apenas 10 anos quando precisou sair de casa e graças aos livros fornecidos por Duschka que a menina aprendeu a ler e escrever. Observando Duschka, Regine e Lucia aprenderam a trabalhar com metal e o auxiliaram em suas tarefas diárias.

Em 1944, a oficina foi fortemente danificada em um bombardeio. Regina e Lucia tiveram sorte de sobreviver, mas tiveram que sair do prédio. Duschka encontrou acomodação alternativa para elas numa casa em Hütteldorf, permanecendo escondidas até o final da guerra. A maneira que Duschka criou para afugentar curiosos foi dizer que Regine e Lucia eram parentes da Alemanha.

Com o fim da guerra, Duschka reconstruiu sua oficina e continuou seu trabalho lá até sua aposentadoria. O ato de coragem de Reinhold ainda rendeu outro orgulho, formação em medicina. Após a guerra, Lucia casou, teve duas filhas e se formou em medicina, exercendo a função de médica por anos.

Em 1993, Reinhold Duschka faleceu. Nascida em 1929, a médica e sobrevivente do regime nazista, Lucia Heilman tem hoje 93 anos.

 

Foto destaque: Divulgação/centropa

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.