Como encontrar sua motivação quando as pessoas não acreditam em você?

Encontrar a motivação pode ser um grande desafio sem o apoio daqueles que você imaginava que poderia contar. O detalhe é que a falta de apoio nem sempre é por ciúmes ou algo do tipo e sim vergonha da pessoa em se expor.

Em todo caso, confira a diferença de pessoas apoiadoras e relacionamentos negativos na busca por motivação em seus objetivos.

Encontre sua motivação

Sempre tem aqueles que falam “isso nunca funcionaria” ou “e se não der certo, qual é seu plano B?”. É triste a realidade, mas família e amigos nem sempre ajudam e naquela máxima de “muito ajuda quem não atrapalha”, alguns são mestres em trazer comentários nada incentivadores.

No entanto, que fique claro, esse tipo de pessoa nem sempre quer seu fracasso. Por vezes, é um tio, primo ou pai que não entende seu sonho, a real função de sua profissão almejada e a pessoa pode estar simplesmente preocupada como vai se virar caso não dê certo. É duro às vezes entender, mas isso existe e por isso que devemos estar atentos as diferenças para evitar cortar laços além dos necessários.

Afinal, todo ser humano precisa de pessoas, seja para compartilhar conquistas, aprender, enfim, o contato humano é importante. Quer queira, quer não, somos tirados por alguém da placenta em que nascemos. E bom lembrar que no final da vida, provavelmente precisaremos de alguém para dar nosso último banho ou a grosso modo sermos enterrados.

Diferenças entre não apoiar e não apoiar ativamente

Uma pessoa que não o apoia tentará convencê-lo a abandonar seus objetivos, dizer que seus sonhos são inatingíveis e deve desistir deles agora mesmo. De fato, é possível que esse tipo de comentário seja porque querem ser úteis e ajudá-lo a ver todos os ângulos. No entanto, não é exatamente disso que precisa quando está começando sua trajetória, certo?

Em contrapartida, há quem apoia um pouco mais, porém ainda não é aquele que curte e compartilha tudo. Essa pessoa não se esforça para ajudá-lo, mas não tenta dissuadi-lo de seu objetivo. Já é alguma coisa.

Um apoiador ativo pode ver seu trabalho, compartilhá-lo e marcar alguns amigos. Outros apenas leem e permanecem estáticos, em nada contribuem para ver seu progresso, apenas observam. Esses tipos de pessoas não estão apoiando você ativamente, mas também não necessariamente querem seu fracasso.

Como manter sua motivação? Aprenda a lidar com pessoas

Apesar de ter uma pegada religiosa, fica aqui uma dica cultural sobre como lidar com pessoas. O nome do livro é Especialista em pessoas e foi escrito por um pastor chamado Tiago Brunet. Em síntese, ele te passa informações valiosas sobre como lidar com aquele amigo de infância que não faz parte de sua rotina atual.

Dentro disso, estão inclusas pessoas da família, trabalho ou o dono da padaria que mais frequenta. Enfim, saber lidar com pessoas em diferentes esferas, evitando o máximo se frustrar e mantendo boas relações com todos dentro do possível. Só para ilustrar, esse livro também é bom para manutenção de um relacionamento conjugal.

Voltando ao texto… quando se trata de lidar com pessoas que não o apoiam, a coisa mais simples a fazer é nada. Você sabe quem são essas pessoas, e a verdade é que nem precisa contar a elas qual é a sua última aventura. Nem todo mundo que você conhece precisa estar ciente de seus planos nos estágios iniciais, especialmente as pessoas que não o apoiam.

Deixe os resultados falarem por si. Tenha fé em si de que pode fazer isso sem o apoio deles. Deixe as pessoas negativas irem embora e, se elas não forem embora em silêncio, você pode removê-las do seu círculo respeitosamente.

Lembre-se que a negatividade pode sugar toda a sua motivação e isso dificultará acreditar que tudo é possível. No fim, aquela máxima sobre seus resultados estarem atrelados a média das cinco pessoas mais próximas é pertinente.

Você é o autor da sua história

Seu cérebro acreditará no que você disser. Técnicas de PNL (Programação Neurolinguística) ajudam nisso. Durante alguma parte do dia, tire uns minutos para escrever ao menos sete vezes uma ou algumas frases como “todos os dias buscarei ser a minha melhor versão”. Assim você desencadeia uma parte de seu cérebro, criando uma espécie de programação em seu software. Capisci?

Esta é a sua vida para viver e você decide quais caminhos seguir. Pode ser desafiador encontrar motivação quando as pessoas parecem não acreditar em você, mas a única coisa que importa é você acreditar em si. Você encontrará pessoas que o apoiam e nutrem, por mais que isso leve tempo.

A vida é uma só, amanhã podemos não estar mais aqui. Esteja tranquilo com sua consciência… peça desculpas a quem acha que não deu o seu melhor e faça aquilo que sonha. Crie metas, tenha compromisso consigo e veja sua história tomar rumos que te façam abrir aquele sorriso de satisfação. A vida não é perfeita, mas é nossa responsabilidade torná-la melhor até nossos últimos dias. Boa jornada!

 

Foto destaque: Divulgação/ Samuel Scrimshaw /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.