Câimbra: o que é, o que fazer e como evitar

Um dos assuntos mais questionados no universo da atividade física, a câimbra por definição é uma contração involuntária do músculo esquelético, seguida de dor (quem sentiu sabe)

Existem algumas teorias que tentam explicar a câimbra, mas em geral ela pode vir por uma sobrecarga muscular (quando a demanda ultrapassa a capacidade do músculo) ou por um desequilíbrio hidroeletrolítico (como pouca hidratação e perda de sais através de sudorese).

Só lembrando que não está associada somente a atividade física, pode acontecer em repouso, dormindo por exemplo. Neste último caso é comum em pessoas que utilizam determinados medicamentos por exemplo para o coração.

O que fazer?

Se o que aconteceu foi uma contração involuntária, o objetivo deve ser parar com essa contração. De forma leve, posicione o músculo em alongamento, mas sem exagero, afinal, ele está fazendo uma força oposta.

O que ajuda também é uma massagem ou liberação do grupo muscular envolvido. E se for possível faça uma crioterapia (gelo local) imediato.

É normal ficar uma dor residual após um evento de câimbra, ainda mais se ela for intensa, por isso mantenha o alongamento e a massagem

Como evitar?

Se uma das causas da câimbra envolve demanda/capacidade muscular; hidratação e desequilíbrio eletrólitos, é nisso que devemos trabalhar.

Um bom aquecimento antes de qualquer atividade física, ajuda a recrutar o grupo muscular que será utilizado, preparando-o para o que está por vir. Se a atividade física ultrapassa os seus limites, diminua a carga, dê pausas. Sinta o seu corpo.

Em geral perdemos líquidos quando a atividade é intensa, ou até dependendo do clima. Por isso, hidrate-se, mas não só com água. Utilize aqueles repositores de eletrólitos, dá uma bela ajuda. Ao final da atividade física, o seu corpo só pede uma coisa: recuperação!

Existem algumas formas simples para isso:

  • Massagem ou liberação
  • Alongamento
  • Gelo
  • Alimentação adequada
  • Sono profundo

Combinando essas informações, as câimbras podem deixar de ser frequentes e quem sabe até parar né?!

Mas e a banana? Ah, a banana você pode comer se gostar, mas não conte só com ela. Tem muito mais envolvido nessa prevenção de câimbra!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.