Menino de 15 anos torna-se o mais jovem a escalar o Fitz Roy

Tomás Odell, de apenas 15 anos, fez história ao escalar o Fitz Roy (3.359 m), também conhecido como Cerro Chaltén, com seu irmão Pedro, de 17 anos, e seu pai Max em quatro dias. Ele também é o único adolescente que escalou as principais agulhas de El Chaltén.

O recorde anterior foi conquistado pelo escalador Sebastián de La Cruz, de Bariloche, que o estabeleceu aos 16 anos. O Fitz Roy é considerada uma das montanhas mais complicadas de El Chaltén e um desafio para especialistas. Max Odell, o pai das crianças, já havia escalado o Fitz Roy antes e o Cerro Torre 5 vezes.

De acordo com a imprensa argentina, Max Odell, o pai das crianças, fez a segurança todo o tempo e foram elas que guiaram todo o tempo. Pedro e Tomás são campeões argentinos de escalada esportiva, cada um na sua categoria e seus pais, Marcela e Max, guias de montanha da Asociación Argentina de Guías de Montaña (AAGM)

Tomás quebrou outro recorde: é o ser humano mais jovem a completar as principais agulhas da zona de El Chaltén, um verdadeiro milagre físico e mental. Aos 13 anos escalou Aguja Guillaument (2.579 m), aos 14 Agujas de la S (2.335 m) e Aguja Media Luna (1.900 m), aos 15 a Aguja Sain-Exupéry (2.550 m), Aguja Rafael Júarez (2.450 m) e Aguja Poincenot (3.002 m).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.