Marca de roupas outdoor lança coleção feita de roupas velhas e danificadas

Nesta semana, a marca norte-americana de roupas outdoor Patagonia lançou a linha Worn Wear ReCrafted, uma coleção de roupas feitas à mão a partir de amostras de roupas usadas, velhas e danificadas. A empresa coleta as roupas usadas por meio de sua iniciativa Worn Wear, recurso no qual os clientes procuram para reparar equipamentos usados. A plataforma também serve para reutilização, revenda e reciclagem de produtos descartados da Patagônia. Portanto, cada peça da linha ReCrafted é composta por roupas da marca Patagônia velhas e danificadas, as quais foram doadas ou usadas na aquisição de novos produtos.

Embora a Patagonia seja conhecida pelo uso de tecidos reciclados, a ReCrafted revigora a ética ecológica da marca a um novo patamar, literalmente salvando itens destinados ao lixo e dando-lhes uma segunda vida. Todos os produtos da linha ReCrafted são classificados e recuperados no Reno Repair Center da empresa, depois desconstruídos, redesenhados e costurados a partir das peças em Los Angeles.

A coleção de amostras de produtos usados ​​transformados em “novas” peças ReCrafted vem com os “sinais de uso de uma vida anterior” ocasionais. Apesar das preocupações óbvias de durabilidade, os arranhões e os retalhos são um recurso, não um defeito. Nas próprias palavras da marca, “as cicatrizes contam a história”.

Upcycling

Fosse possível traduzir em termos simples, o que a Patagonia agora faz é implementar em seu catálogo a efetivação do upcycling em sua linha de produção. Upcycling é o processo de criar algo novo e melhor a partir de itens antigos. Em contraste com a reutilização ou a reciclagem, o upcycling usa materiais existentes para melhorar os originais.

A técnica consiste em, com criatividade, dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado sem degradar a qualidade e composição do material. O upcycling criou seu próprio nicho de mercado em streetwear e alta-costura. Com a Patagonia, agora chega também ao universo outdoor.

Enquanto a prática está enraizada na sustentabilidade, suas consequências distintas de “colcha de retalhos” ganharam um lugar apropriado na moda através do impacto de designers como Christopher Raeburn e Junya Watanabe. Watanabe colabora rotineiramente com o rival da marca Patagônia, a The North Face, em uma coleção especial também voltada ao uso da sustentabilidade como ferramenta de marketing.

A estética, sem surpresa, parece diferente da linha tradicional da Patagônia: elas apresentam um tipo de efeito bricolage, com tecidos de cores e texturas diferentes costurados. Marcas como Patagonia, Eileen Fisher, Arcteryx e Taylor Stitch têm seus próprios mercados para produtos de segunda mão, todos alimentados por uma empresa chamada Yerdle , que ajuda as marcas a criar sites de revenda.

Os produtos ReCrafted estão disponíveis a partir de hoje no site da Worn Wear, juntamente com a primeira loja somente Worn Wear da Patagonia, que será inaugurada amanhã na cidade de Boulder, no estado norte-americano do Colorado. Junto da loja haverá uma oficina de reparo para quem quiser participar do programa Worn Wear.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.