Vídeo da semana: “Climbing Blind” – Escalando (e guiando) às cegas

No meio da semana, a produtora britânica Posing Productions lançou sua mais recente produção “Climbing Blind”, a qual narra a história do primeiro escalador cego a guiar a via Old Man of Hoy. O documentário possui 60 minutos e faz parte do Brit Rock Film Tour.

Como assim guiando uma via de escalada cego? Isso mesmo. Aos quatro anos de idade, Jesse foi diagnosticado com Retinite Pigmentosa, uma doença genética rara que quebra as células das retinas levando á cegueira. Quando Jesse tinha 30 anos, sua visão foi reduzida a apenas percepção da luz, com cerca de 1 ou 2% do campo de visão.

Sendo escalador ao longo de toda a sua vida, Jesse Dufton se defronta com o treinamento da adversidade para os eventos da copa do mundo de paraescalada (ele já ficou em 4º lugar no Campeonato Mundial de paraescalada da IFSC) e guia escaladas tradicionais com sua noiva Molly Thompson. Apesar de sua condição, Jesse só enfrenta grandes desafios ao tentar ser a primeira pessoa cega a guiar ‘ininterruptamente’ a icônica via “Old Man of Hoy” na Escócia.

Dufton conseguiu guiar todos as seis enfiadas sem cair. Quando perguntado por um veículo de comunicação da Inglaterra como foi a experiência, Dufton respondeu “a escalada foi apenas metade da história, acampamento selvagem, uma hora de caminhada até a falésia em si, uma descida complicada e subir até a base, chegando às 22:10 da tarde, depois os três rapeis maciços de volta… Além disso era escuro quando chegamos ao lugar, então eu tive que voltar para a falésia totalmente escura – fiz isso sem assistência com cordas, apenas segui as instruções de Molly, passo a passo. Voltamos à tenda às 2:45 da manhã. Foi um dia incrível, irreal! “.

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.