O mais importante e prestigiado festival de filmes do Brasil abriu inscrições para a edição de 2013 com novidades para o púbico interessado em participar.
Como prática normal é exigido que os interessados não tenham exibido os filmes em outras mostras e festivais, ou pela internet.
O Festival ainda teve uma pequena modificação no nome para “Rio Mountain Festival 2013”
Mostra Competitiva do Rio Mountain Festival 2013 – 13ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha, que acontecerá em outubro no Rio de Janeiro, no Cinema Odeon Petrobras e no Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF.
Podem participar da mostra competitiva curtas, médias e longas-metragens de filmes de natureza, esportes e cultura de montanha.
Filmes de ficção, documentário, animação ou experimental de qualquer nacionalidade.
As inscrições ficarão abertas até o dia 19 de julho.
As inscrições são GRATUITAS
Este ano o seu filme poderá ser encaminhado online pelo site www.festhome.com ou pelo tradicional envio do DVD pelo correio.
O Rio Mountain Festival tem as seguintes categorias:
- Festival Internacional (competitiva)
- Natura Doc (não competitiva)
- Filmes de natureza ou de proteção ao meio ambiente.
- Rio ao Ar Livre (não competitiva)
Filmes de esportes de aventura (montanhismo, escalada, BASE jump, voo livre, mountain bike, skate, slack line, entre outros), de atividades ao ar livre, cultura de montanha ou de pessoas que tenham estilo de vida outdoor filmados e produzidos na Cidade do Rio de Janeiro.
Serão premiados com o troféu Corcovado:
- Prêmio “Cidade do Rio” – Melhor filme
- Prêmio “Terra Brasilis” – Melhor filme brasileiro
- Melhor Filme de Montanhismo ou Escalada
- Melhor Fotografia
- Melhor Curta-metragem – Duração inferior ou igual a 15 minutos
- Prêmio de Público
O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados no link http://riomountainfestival.
com/en/mostra_competitiva.php

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.