Na verdade o que significa ousadia?

slide1[1]Atualmente escutamos muito falar que para ter sucesso profissional é preciso muita ousadia , mas na verdade o que significa ousadia?

De acordo com o dicionário a palavra “Ousar” é atrever-se a; a coragem de; empreender, abalançar-se.

Possuímos ousadia desde que nascemos, mas enquanto crianças ousamos por instinto; por necessidade de conhecer o mundo que nos rodeia e estabelecermos nossos limites.

Fazemos isto por completa ignorância dos riscos inerentes aos nossos atos.

A diferença entre a ousadia de um adulto e a ousadia de uma criança está em que a criança ousa para saber quem é, e o adulto necessita saber quem é para conseguir ousar.tumblr_m0fr9308mg1r7ggo0o1_500[1]

Esta é a diferença que nos faz ver quanto crescemos e amadurecemos.

Quando falamos em ousar estamos dizendo dos passos que damos em direção a tudo aquilo que não conhecemos, e é nesta hora que colocamos a nossa coragem à prova.

Coragem não significa não sentir medo, até porque o medo é o que preserva nosso instinto de auto-conservação, mas significa seguir em frente superando os obstáculos que somos capazes de superar. É importante diferenciarmos ousadia de comportamento impensado.

tumblr_mg0gbx6HvR1s214z8o1_r1_500[1]Se no trabalho, para ousar, precisamos manter as emoções controladas; superar cada nova etapa; desenvolver novas habilidades; confiar em nossas atitudes, em nosso dia-a-dia não é diferente.

Não podemos esquecer que ousar é uma questão pessoal e subjetiva. O que é atitude corriqueira para mim, pode ser uma ousadia para outra pessoa.

Nos treinamentos que ministro e que falo de ousadia gosto muito de citar uma cena do filme Indiana Jones e a Última Cruzada onde o personagem precisa superar três desafios, desvendar três enigmas para salvar seu pai.

O último desafio é atravessar uma caverna onde no final encontra-se um abismo o qual precisa atravessar.

É claro que o medo está presente, mas o primeiro passo é dado e ele descobre que há um caminho sob seus pés.

Ele nos faz perceber que sem esta atitude ousada ele jamais teria descoberto que havia um caminho e muito menos teria atingido seu objetivo.

Para toda atitude ousada, mudanças ocorrem em nosso interior e saímos desta decisão, seja ela qual for, mais forte, mais experiente, menos ingênuo e menos frágil.

Ousar é uma arte, que pode ser aprendida, experimentada, refinada.

A ousadia de ousar é uma aventura enriquecedora, que pode tornar sua vida mais plena e verdadeiramente.

Banner_do_artigo

Autor: Flávia Arpini

Flávia Arpini

Flávia é formada em psicologia com ´pos graduação em Recursos Humanos e MBA em Gerenciamento de Projetos. Atuou em Florianópolis, São José dos Campos e Rio de Janeiro.
Possui experiência em recrutamento, e é especializada em Treinamento e Aperfeiçoamento de Lideranças. Hoje está entre Itália e Brasil atuando como consultora de RH e Coaching. É praticante de trekking.

Comente agora

Comentários

1 comment on this postSubmit yours
  1. bom dia andreia , concordo com esta blog , as pessoas que se arriscaram mais foram as que obteram o sucesso em qualquer area profissional.

Submit your comment

Please enter your name

Your name is required

Please enter a valid email address

An email address is required

Please enter your message

Categories

Revista Blog de Escalada © 2014 All Rights Reserved

Revista Blog de Escalada - A maior revista on-line de escalada e montanhismo da Lingua Portuguesa

Designed by WPSHOWER

Powered by WordPress