Livro da Semana: “Strength” – Steve Bechtel

Para qualquer tipo de esporte há uma verdade quase que incontestável: para evoluir há a necessidade de treinar.

Há quem defenda que a prática constante da atividade é uma alternativa a um treinamento contínuo e planejado, mas não há como negar que sessões de fortalecimento muscular e motor qualquer atleta tende a evoluir.

Na prática da escalada, um esporte considerado por muitos como “ingrato” por requerer prática constante e a cada período sem exercitar há uma involução acentuada, a necessidade de treinamento é quase obrigatória.strength-author

Existem muitas maneiras de treinar, algumas mais ortodoxas baseada somente em movimentação em muros de escalada, outras mais modernas e de vanguarda que mistura técnicas de escalada em ginásios e outras atividades como Crossfit, treinamento funcional, pilates e outros tipos.

Administrador de um dos sites de treinamento para escalada mais prestigiados do mundo, o britânico Steve Bechtel procurou reunir todos os seus conhecimentos, que não são poucos, e elaborar o livro “Strength – Foundational Training for Rock Climbing”.

O livro é considerado por quem trabalha com treinamentos de escalada como fundamental para qualquer escalador, não importando a modalidade, evoluir e atingir suas metas e objetivos no esporte.

Na obra há tópicos específicos para desenvolver força e resistência sem que, segundo o autor, haja necessidade de treinamento adicional.

strength-capaCombinando exercícios de mobilidade e estabilidade apresentados em seu livro os programas sugeridos por Steve Bechtel promete levar qualquer escalador a um elevado nível de performance a qual esteja habituado.

O autor é Expert em nutrição, é técnico de performance além de personal trainer. Graduado na Universidade do Wyoming em Fisiologia do Exercício, já trabalhou com atletas de todos os níveis por mais de 15 anos de experiência, sempre voltado para escalada e montanhismo.

Para quem aprecia títulos,  Steve Bechtel  é certificado como especialista em força e condicionamento (Certified Strength and Conditioning Specialist – CSCS) trabalhando com o time americano de ciclismo, equipe americana levantamento de peso, treinamentos com Kettlebell  e o time de triatlo americano.

Para cada atleta que procura evoluir, assim como o profissional em educação física que quer se especializar no assunto,  e acha que necessita de um conhecimento de alguém mais especializado no assunto, “Strength” deve ser o seu livro de cabeceira.

Ficha Técnica

  • Título: Strength: Foundational Training for Rock Climbing
  • Autor: Steve Bechtel
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2014
  • Número de páginas: 168
  • Editora: CreateSpace Independent Publishing

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.