Livro da Semana: “Lições de Um Empresário Rebelde” – Yvon Chouinard

O praticante de esportes outdoor muitas vezes declara, quando pode, seu descontentamento com toda e qualquer regra existente no regime capitalista. Muitos alardeiam, com e sem motivos e detalhes, a necessidade da escolha de uma vida simples, além da ojeriza que sentem das tarefas e comportamentos exigidos por grandes empresas. do sistema capitalista.

Foto: http://www.conservacionpatagonica.org/

Foto: http://www.conservacionpatagonica.org/

Porém todos compartilham do mesmo sonho: viver do esporte que pratica. Para isso, inegavelmente, é necessário trabalhar duro e dedicar-se a viver em ambientes capitalistas. Mas como criar uma empresa e continuar com o espírito outdoor?

Talvez a maior inspiração que alguém possa ter para começar o seu negócio outdoor seja o americano Yvon Chouinard. Em seu livro “Lições de Um Empresário Rebelde” o empresário conta um pouco de sua visão a respeito do capitalismo e da maneira sui generis de gerir seus negócios.

O americano Yvon Chouinard era dedicado escalador em rocha, tendo realizado várias ascensões de respeito, e tinha um sonho: conseguir viver do esporte que praticava.

Contrariando os prognósticos de mercado, que se apoiavam em números sem muita profundidade e veracidade, o americano criou a sua empresa de produtos para escalada: Chouinard Equipment. Yvon começou manufaturando e distribuindo equipamentos de escalada em rocha no final dos anos 1950, e com o tempo foi formando uma empresa conhecida entre os praticantes de equipamentos outdoor, sobretudo de escalada.

A empresa criou vários equipamentos que até hoje são utilizados como o excêntrico, climaxe, entre outros produtos. Porém em 1989 sua empresa acabou falindo, e a equipe responsável pela produção dos equipamentos para escalada fundou a Black Diamond.

Paralelamente a isso Yvon Chouinard já tinha fundado a Patagonia em 1972 e o título de “empresa mais cool” foi conquistada com o tempo, sempre fazendo da inovação uma obsessão e religião, frequentemente contrariando os mandamentos da administração. Tanta fama se justifica: seus produtos são conhecidos por serem feitos para durar.

Iniciativas como permitir que os consumidores possam devolver peças usadas para serem recicladas, ou usadas em novas coleções, é das políticas adotadas pela Patagonia mais populares. Algumas estratégias que fazem qualquer publicitário torcer o nariz ao instigar a consciência dos clientes, chamou a atenção de todos quando estampou nas etiquetas das roupas uma reflexão “Você realmente precisa disso?”.

licoes-de-um-empresario-rebelde-1Para quem apostou no fracasso da a empresa, como grande parte dos consultores de empresa fizeram no início, e ainda o fazem, teve de amargar ver  que possui mais de 1.000 funcionários espalhados em vários países do mundo e faturamento anual acima de US$ 230 milhões.

No livro “Lições de Um Empresário Rebelde” ele conta que nunca trabalhou para sua empresa crescer de forma veloz. Controlando de maneira harmônica os negócios para frear a expansão, para que não passe de 8% ao ano, alegando que mais que isso poderia instigar o desperdício, o americano consolidou o maior case de sucesso de uma marca outdoor nos EUA e no mundo.

Andando sempre na contramão das cartilhas das empresas capitalistas no ano de 2001, Yvon ajudou a fundar a 1% For The Planet, aliança empresarial que estimula a doação de ao menos um por cento das vendas anuais dessas empresas para um grupo de organizações comprometidas com o meio ambiente em todo o mundo.

Hoje, ele contribui significativamente com ativistas destas causas, além de integrar no quadro de inúmeras organizações ambientalistas. No livro Yvon Chouinard deixa claro que sua empresa é um dos maiores sucessos da indústria de esportes outdoor sem vender a alma e continua com a mesma cultura de quando era composta pelo velho grupo de amigos.

Lições de Um Empresário Rebelde” é uma leitura obrigatória tanto de praticantes de esportes outdoor, como de administradores de empresas do segmento, pois aborda de maneira direta e sem firulas pontos fundamentais de como administrar uma empresa.

Ficha Técnica

  • Título: Lições de Um Empresário Rebelde
  • Autores: Yvon Chouinard
  • Edição:
  • Ano: 2006 (edição brasileira 2015)
  • Número de páginas288
  • Editora: WMF Martins Fontes

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.