Livro da Semana: “Lições de Um Empresário Rebelde” – Yvon Chouinard

O praticante de esportes outdoor muitas vezes declara, quando pode, seu descontentamento com toda e qualquer regra existente no regime capitalista. Muitos alardeiam, com e sem motivos e detalhes, a necessidade da escolha de uma vida simples, além da ojeriza que sentem das tarefas e comportamentos exigidos por grandes empresas. do sistema capitalista.

Foto: http://www.conservacionpatagonica.org/

Foto: http://www.conservacionpatagonica.org/

Porém todos compartilham do mesmo sonho: viver do esporte que pratica. Para isso, inegavelmente, é necessário trabalhar duro e dedicar-se a viver em ambientes capitalistas. Mas como criar uma empresa e continuar com o espírito outdoor?

Talvez a maior inspiração que alguém possa ter para começar o seu negócio outdoor seja o americano Yvon Chouinard. Em seu livro “Lições de Um Empresário Rebelde” o empresário conta um pouco de sua visão a respeito do capitalismo e da maneira sui generis de gerir seus negócios.

O americano Yvon Chouinard era dedicado escalador em rocha, tendo realizado várias ascensões de respeito, e tinha um sonho: conseguir viver do esporte que praticava.

Contrariando os prognósticos de mercado, que se apoiavam em números sem muita profundidade e veracidade, o americano criou a sua empresa de produtos para escalada: Chouinard Equipment. Yvon começou manufaturando e distribuindo equipamentos de escalada em rocha no final dos anos 1950, e com o tempo foi formando uma empresa conhecida entre os praticantes de equipamentos outdoor, sobretudo de escalada.

A empresa criou vários equipamentos que até hoje são utilizados como o excêntrico, climaxe, entre outros produtos. Porém em 1989 sua empresa acabou falindo, e a equipe responsável pela produção dos equipamentos para escalada fundou a Black Diamond.

Paralelamente a isso Yvon Chouinard já tinha fundado a Patagonia em 1972 e o título de “empresa mais cool” foi conquistada com o tempo, sempre fazendo da inovação uma obsessão e religião, frequentemente contrariando os mandamentos da administração. Tanta fama se justifica: seus produtos são conhecidos por serem feitos para durar.

Iniciativas como permitir que os consumidores possam devolver peças usadas para serem recicladas, ou usadas em novas coleções, é das políticas adotadas pela Patagonia mais populares. Algumas estratégias que fazem qualquer publicitário torcer o nariz ao instigar a consciência dos clientes, chamou a atenção de todos quando estampou nas etiquetas das roupas uma reflexão “Você realmente precisa disso?”.

licoes-de-um-empresario-rebelde-1Para quem apostou no fracasso da a empresa, como grande parte dos consultores de empresa fizeram no início, e ainda o fazem, teve de amargar ver  que possui mais de 1.000 funcionários espalhados em vários países do mundo e faturamento anual acima de US$ 230 milhões.

No livro “Lições de Um Empresário Rebelde” ele conta que nunca trabalhou para sua empresa crescer de forma veloz. Controlando de maneira harmônica os negócios para frear a expansão, para que não passe de 8% ao ano, alegando que mais que isso poderia instigar o desperdício, o americano consolidou o maior case de sucesso de uma marca outdoor nos EUA e no mundo.

Andando sempre na contramão das cartilhas das empresas capitalistas no ano de 2001, Yvon ajudou a fundar a 1% For The Planet, aliança empresarial que estimula a doação de ao menos um por cento das vendas anuais dessas empresas para um grupo de organizações comprometidas com o meio ambiente em todo o mundo.

Hoje, ele contribui significativamente com ativistas destas causas, além de integrar no quadro de inúmeras organizações ambientalistas. No livro Yvon Chouinard deixa claro que sua empresa é um dos maiores sucessos da indústria de esportes outdoor sem vender a alma e continua com a mesma cultura de quando era composta pelo velho grupo de amigos.

Lições de Um Empresário Rebelde” é uma leitura obrigatória tanto de praticantes de esportes outdoor, como de administradores de empresas do segmento, pois aborda de maneira direta e sem firulas pontos fundamentais de como administrar uma empresa.

Ficha Técnica

  • Título: Lições de Um Empresário Rebelde
  • Autores: Yvon Chouinard
  • Edição:
  • Ano: 2006 (edição brasileira 2015)
  • Número de páginas288
  • Editora: WMF Martins Fontes

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.