[EXCLUSIVO] Fotógrafos divulgam fotos da escalada de Felipe Camargo na via ‘Papichulo’ (12a)

No último final de semana escalador brasileiro Felipe Gomes Camargo entrou para a história do esporte ao tornar-se o único sul-americano a encadenar uma via graduada em 9a+ francês (12a graduação brasileira). Ainda não há confirmação da existência de vídeo sobre a conquista do atleta brasileiro.

Porém quem está curioso para saber como foi os fotógrafos Vitor SchiettiRafael Streit vieram aliviar a curiosidade de escalada. Ambos divulgaram, no início desta semana. fotos inéditas da cadena histórica do brasileiro assim como de todos o grupo de escaladores que estavam com Camargo no dia da conquista.

Junto do brasileiro estavam Sasha DiGiulian e Edu Marín, entre outros escaladores.

Papichulo

Foto: Vitor Schietti

Foto: Vitor Schietti

A redação da Revista Blog de Escalada conseguiu localizar Victor Schietti para a possibilidade de publicar em primeira mão suas fotos.

O fotógrafo gentilmente disponibilizou algum material, até então inédito, para a apreciação do público.

Leia abaixo a declaração de Victor Schietti

Tive a honra de ir escalar em Oliana com Vinicius Tordero, fortíssimo escalador brasileiro (8c+ fr) e mais um grupo de três escaladores brasileiros residentes de Barcelona. Chegamos em Oliana sábado de tarde, na hora em que o sol começa a virar por cima da pedra, possibilitando a escalada na sombra. Nesse primeiro dia, no qual Felipe Camargo conseguiu a cadena da duríssima ‘Papichulo’, 9a+, eu estava em outro setor, próximo a ‘Coll de Nargo’.

Acampamos na bela região, comemos na vila de Oliana, tomamos banho nas águas geladas do rio local e às 15h estávamos de volta no setor principal. Felipe Camargo, Sasha Digiulian e Edu Marin, dentre outros escaladores, chegaram pouco depois e começaram seus projetos.

Felipinho entrou em um novo 9a+, mas uma agarra quebrou durante sua tentativa, levando a uma queda razoável, pois já estava para costurar a próxima costura. Isolou o resto da via, estudando os movimentos. Mais tarde lhe perguntei sobre a agarra quebrada, me explicou que ali era um dos crux, que costumavam usar o calcanhar, e que agora ficou mais difícil!

Sasha aqueceu numa variante da “Gorillas en la Niebla” 8b+ e conseguiu a cadena na segunda entrada do dia, sólida. Foi um espetáculo assisti-la em uma via de cerca de 50 metros, dos quais boa parte é um negativo duro, conquistando a via pouco a pouco, num ritual que durou entre 25 a 30 minutos.

Foto: Vitor Schietti

Foto: Vitor Schietti

Leia abaixo a declaração de Rafael Streit

O espanhol Edu Marin mandou ¨American Hustle¨ 8c (Fr) e o atleta brasileiro Vinicius Todero trabalhava em seu projeto ¨Mind Control¨ 8c+ (Fr).

Com o fim da temporada de Oliana se aproximando devido a chegada do quente verão catalão, os atletas se esforçam em completar seus projetos rapidamente, esperamos para ver o que vem pelas próximas semanas!

Em Oliana escala-se até o cair da noite, que nessa época do ano é por volta das 21:00.

Foto: Rafael Streit

Foyo: Rafael Streit

Foto: Vitor Schietti

Equipamento usado

O fotógrafo Vitor Schietti utilizou para suas fotos:

  • Canon 5D Mark III
  • lente 70-200mm f 2.8
  • Lente 24-70mm f 2.8.
  • ISO variou entre 400 e 800
  • Abertura entre f2.8 e f9.0
  • Velocidade de obturador entre 200 e 1000

O fotógrafo Rafael Streit utilizou o seguinte equipamento

  • Nikon D7000
  • lente 55-200mm
  • Abertura entre f. 4.0 e f5.6
  • Velocidade de obturador 250

Quem é Vitor Schietti?

Atualmente Vitor reside em Barcelona, onde ingressou em busca de novos caminhos para sua fotografia autoral e também para a prática da escalada.

Vitor Schietti iniciou na escalada e na fotografia mais ou menos ao mesmo tempo, por volta do ano 2002, quando fez intercâmbio na Nova Zelândia. De lá para cá o paixão pelo esporte e pelo ofício cresceram juntos. Uma tornou-se hobby, a outra profissão.

Ainda que não tenha especializado-se em fotografia esportiva, coleciona alguns cliques de escaladores na Serra do Cipó-MG, Itatim e São Desidério-BA, Cidade de Pedra-GO, Morro do Macaco-GO e Belchior-GO, dentre outros picos de escalada no Brasil.

Através de sua empresa, Schietti Fotografia, já atendeu clientes privados e públicos de todos tamanhos, desde marcas e empreendedores locais até o Governo Federal, a Microsoft, dentre outros. Atuou por 3 anos em um estúdio que fundou com outros dois fotógrafos candangos, o Colmeia. Já participou de dezenas de exposições fotográficas em Brasília, nos EUA, Índia, Russia, e mês de maio próximo fará parte de uma exposição coletiva na Itália, paralela à Bienal de Veneza 2017.

Para ver o ensaio completo acesse:

 https://500px.com/rafastreit

http://schiettifotografia.com/

Foto: Vitor Schietti

Foto: Vitor Schietti

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.